Início Variedades

No sábado, fotógrafos ficarão a pouquíssimos metros da pista do maior aeroporto do Brasil

No próximo sábado, 14 de dezembro, cerca de 80 fotógrafos amantes da aviação (e da fotografia) terão a oportunidade de vivenciar uma experiência especial, a poucos metros da pista de pousos e decolagens do maior e mais movimentado aeroporto do Brasil. Isso será possível por que o GRU Airport promove mais uma grande edição do seu tradicional Spotter Day.

Com o título de “Spotter Day – Edição Sunrise”, a organização propõe que que os fotógrafos de aviões, conhecidos como Spotters, registrem com suas câmeras a chegada das grandes aeronaves ao aeroporto, aproveitando desde o primeiro raio de luz no horizonte.

Para tanto, será necessário ter disposição, já que o evento começa às 4 horas da manhã. Mas sabemos que animação não falta aos spotters, que até preferem esse horário em Guarulhos, já que a posição do sol nessa época do ano favorece as belas imagens.

Spotter Day no Santos Dumont – Cortesia Infraero

O evento é destinado aos spotters cadastrados junto ao GRU Airport e o cadastro é feito somente para os spotters mais assíduos do aeroporto e que o visitam com bastante frequência e com objetivo de registrar o movimento de aeronaves.

Outros eventos para fotógrafos de aviação

O Spotter Day é um encontro de pessoas comuns e fotógrafos profissionais, que têm como hobby observar ou fotografar aviões de todos os modelos, nos mais variados momentos e horas do dia e da noite.

O primeiro Spotter Day no Aeroporto Internacional de São Paulo foi em 2015, e em 2018 o aeroporto viu o maior evento de sua história, com 200 participantes. Nesse ano de 2019 já houve uma edição do evento em junho, porém com recepção aos fotógrafos no período da tarde.  

Spotter Day em BH organizado pelo CNF Ao Vivo

Além do GRU Airport, muitos outros aeroportos do Brasil, sejam privados ou da rede Infraero, também realizam eventos como esse, levando os fotógrafos para posições privilegiadas e garantindo uma coleção de fotos pra lá de especiais.

Você sabia que o maior Spotter Day da América Latina foi organizado pelo AEROIN?

Entre 2011 e 2016 o AEROIN foi um dos precursores dos eventos de fotografia aeronáutica no Brasil, tendo realizado oito edições do maior evento do gênero na América Latina, quase sempre tendo como pano de fundo o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, devido ao seu variado tráfego aéreo, sobretudo de grandes aviões.

Participantes do DIA AEROIN de 2015

A iniciativa nasceu com um pequeno evento chamado de Spotter Brasil, mas cresceu até se tornar o DIA AEROIN DE FOTOGRAFIA que, em sua última edição em 2016, levou mais de 1.200 participantes à Base Aérea de São Paulo (BASP) e ao Aeroporto de Viracopos para dois dias inteiros de muita amizade e lindas imagens.

Os eventos tinham apoio da Força Aérea Brasileira, GRU Airport, Aeroporto de Viracopos, empresas aéreas e revistas aeronáuticas, e sempre foi feito sem fins lucrativos. Ao contrário, além das inscrições gratuitas, havia o propósito beneficente em que os participantes eram encorajados a doar brinquedos para crianças em situação de vulnerablidade da região do aeroporto e atendidas pelo projeto Profesp da BASP.

Brinquedos arrecadados para a Base Aérea de SP em 2016

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.