No SpaceBR Show 2023, Força Aérea se destaca ao apresentar seus projetos espaciais

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da SpaceBR Show 2023, uma das maiores feiras de tecnologia espacial da América Latina. Segundo o representante do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) na feira, Coronel Luiz Roberto Da Paixão Silva, quatro projetos são destaque e estão em evidência no momento, devido às suas funcionalidades: o foguete VSB-30 e os satélites ITASAT-1, Sport e ITASAT -2.

Nesta edição da Feira, vemos que nossos projetos mostram o trabalho desenvolvido por nossos engenheiros e que é fruto de muito esforço, estudo e investimento. Isso nos coloca como grande referência no mercado, a exemplo das parcerias com grande países no lançamento de satélites”, ressalta o Coronel Paixão.

Imagem: Força Aérea Brasileira

VSB-30

O VSB-30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e é capaz de levar cargas úteis de até 400 kg a uma altitude de 270 km. Ele já foi utilizado em missões científicas em parceria com outros países, como Alemanha e Suécia e possui, até hoje, 40 lançamentos.

De acordo com o Tenente Engenheiro Ítalo Bruno Ximenes, o VSB-30 é um veículo de classe sub-orbital, ou seja, ele não é capaz de colocar as cargas em órbita, ficando apenas por um tempo determinado sob a ação de gravidade nula e, posteriormente, retorna para a atmosfera, o que se chama de recuperação da carga útil.

Nessas cargas úteis são colocados experimentos científicos que precisam desse ambiente de gravidade nula para produzir efeitos. Em sua maioria, são inseridos nessa carga, experimentos farmacêuticos, metalúrgicos e universitários para que se posso desenvolver medicamentos e produtos de forma geral. É assim que o VSB-30 se destaca, pois, tem um tempo em micro-gravidade de 6 minutos, o que garante a eficácia do lançamento”, explica.

Satélites

Imagem: Força Aérea Brasileira

Como exemplo da capacidade do Brasil em desenvolver tecnologia espacial para fins científicos e tecnológicos, tem-se atualmente, dois grandes satélites desenvolvidos pela FAB: o ITASAT e o Sport.

O satélite ITASAT, também conhecido como Instituto Tecnológico Aeroespacial Satellite, foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), lançado em 2018 e ainda se encontra em órbita. Sua missão principal é a capacitação de recursos humanos, fazendo com que alunos de pós-graduação do ITA colocassem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

Já o satélite SPORT, ou Satélite de Pesquisa e Desenvolvimento em Órbita, é um projeto de parceria entre Brasil e Estados Unidos, no qual os especialistas brasileiros desenvolvem a plataforma e fazem a operação dos satélites; já os americanos, desenvolvem os instrumentos que serão embarcados e realizam o lançamento. O SPORT foi lançado em dezembro de 2022 e atualmente encontra-se na fase de comissionamento de satélite, a qual é a verificação da saúde do veículo espacial.

Conforme o mestrando em engenharia aeroespacial do ITA, Renan Guilherme Soares de Menezes, o Instituto também trabalha na análise de missão conceitos de operações, para a produção de um novo projeto, o ITASAT-2, uma evolução do projeto SPORT, no qual três satélites terão a missão de fazer o estudo de clima espacial e geolocalização, essenciais para a agricultura brasileira e também para a segurança nacional, respectivamente.

Para a agricultura, com o ITASAT-2 será possível obter mais informações sobre a formação de bolhas de plasma que, ao ocasionar a cintilação, que é uma variação da luz, causa prejuízos na produção, principalmente aqueles relacionados ao uso de maquinários em um período do dia, ainda incerto. O ITASAT-2, será capaz de mensurar esse período. Já com a geolocalização poderemos identificar um objeto ou um alvo em solo, já que faremos o uso de três satélites e, assim, será possível realizar a triangulação deles e chegar ao alvo mais rapidamente”, relata.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias