
A Embraer anunciou hoje a assinatura de um contrato para a venda de quatro aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano a um cliente não revelado na África. Com esta venda, o cliente se tornará o sexto operador do A-29 Super Tucano no continente africano.
As aeronaves adquiridas terão um papel crucial em diversas missões, incluindo vigilância de fronteiras, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), apoio aéreo tático (CAS), contrainsurgência e treinamento de voo avançado.
“O A-29 Super Tucano é uma aeronave extremamente versátil, capaz de realizar as missões mais exigentes nas condições mais desafiadoras. É líder mundial em sua categoria, combinando um histórico comprovado de combate com tecnologia avançada”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
A versatilidade do A-29 Super Tucano permite que ele desempenhe uma variedade de funções, desde reconhecimento até apoio aéreo tático, tudo em uma única plataforma. O design robusto da aeronave permite operações em pistas não pavimentadas e em ambientes de difícil acesso, aumentando sua disponibilidade e flexibilidade operacional.
Desde seu lançamento, já foram realizadas mais de 290 encomendas do A-29, acumulando mais de 570.000 horas de voo, das quais 60.000 foram em combate.
Em 2024, a Embraer também confirmou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), Força Aérea Uruguaia e Força Aérea Paraguaia, reafirmando ainda mais sua posição no mercado de aviação militar.
O A-29 Super Tucano é projetado para atender forças aéreas que buscam uma solução abrangente e econômica, oferecendo grande flexibilidade operacional. As suas capacidades incluem apoio aéreo tático, patrulhas aéreas, operações especiais, interdição aérea, e treinamento de pilotos, entre outros.
Equipado com tecnologia de ponta para identificação de alvos e sistemas de armas integrados, o A-29 também conta com uma interface homem-máquina (HMI) avançada. Sua robustez estrutural e requisitos de manutenção reduzidos garantem altos níveis de confiabilidade e disponibilidade, além de baixos custos operacionais.