Norwegian Air cancela todas suas encomendas de aviões Boeing 737 MAX

Boeing 737 MAX
737 MAX 8 da Norwegian © Boeing

O cancelamento vem após a empresa já estar passando por uma crise interna antes do coronavírus, a qual foi agravada pela pandemia, que resultou no pedido de Recuperação Judicial na Dinamarca e Suécia.

Em sua declaração oficial divulgada pela Reuters, a empresa confirmou o cancelamento dos 97 aviões Boeing encomendados, que seriam recebidos nos próximos anos e fazem parte de diversas encomendas acumuladas, feitas pela empresa no passado.

Estes 97 jatos são exatamente todos os aviões Boeing que a empresa tinha para receber, sendo que o anúncio foi feito exatamente no aniversário de três anos da primeira entrega do 737 MAX, em 30 de junho de 2017.

Os pedidos cancelados englobam 92 jatos 737 MAX e cinco 787 Dreamliner. A empresa também acionou a justiça para receber de volta os valores referente aos pré-pagamentos necessários para fazer a encomenda, juntamente com pedido de compensação financeira pela paralisação do MAX e problemas no motor Rolls-Royce do Dreamliner.

A empresa aérea não comentou se vai processar a Rolls-Royce pelo caso nos motores Trent 1000, já que a falha foi causada por um erro de produção da fabricante do motor e não da Boeing. 

Agora, sem encomendas de aviões da Boeing, a empresa tem apenas encomendados 58 aviões A320neo e 30 jatos A321neo da concorrente Airbus, que também podem ser cancelados em breve.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias