Início Empresas Aéreas

“Nos tornamos a companhia aérea com a maior lucratividade operacional do mundo”, diz CEO turco

Foto: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A Pegasus Airlines realizou uma coletiva de imprensa na terça-feira, 6 de junho de 2023, como parte da 79ª Assembleia Geral da IATA e Cúpula Mundial de Transporte Aéreo, organizada pela Pegasus. 

Apresentando os últimos desenvolvimentos, planos para 2023 e metas futuras, Güliz Öztürk, CEO da Pegasus Airlines, disse: “Começamos 2022 operacional e financeiramente bem preparados e nos tornamos a companhia aérea com a maior lucratividade operacional do mundo com nosso desempenho. No primeiro trimestre de 2023, mantivemos nosso forte desempenho, apesar das dificuldades que enfrentamos na Turquia. Esse desempenho bem-sucedido também levou a um aumento em nossa classificação de crédito.”

Avaliando o ano de 2022, que começou e continuou sob condições desafiadoras, Güliz Öztürk disse: “2022 foi um ano em que alcançamos um sucesso significativo graças ao rápido aumento da demanda de viagens, especialmente na temporada de verão. Alinhados com nossa expectativa de que a demanda por viagens pode aumentar com força após o relaxamento das restrições, mantivemos nossa rede operacional e colegas em todas as nossas unidades de negócios prontos para atender à demanda potencial e aumentamos nossa capacidade de atender ao aumento da demanda”.

Öztürk continuou: “Em 2022, aumentamos nosso número total de passageiros em 34%, para 26,9 milhões. Em comparação com o ano anterior, o número de passageiros em nossas rotas internacionais aumentou 96%, um desempenho muito melhor do que o mercado geral. Nós aumentamos nossa receita em 139% para 2,45 bilhões de euros”. 

Em comparação com 2019, o último ano normal, nossas receitas aumentaram 41%. Em comparação com 2019, nossa capacidade total de ASK aumentou 8% e a capacidade internacional 23%. Nossa margem EBITDA atingiu 34,1% ao final do ano, o melhor desempenho do mundo nessa métrica. Nosso lucro líquido do exercício foi de 431 milhões de euros. Estamos satisfeitos com o impulso que alcançamos antes do pico da temporada de verão“, continuou.

Comentando sobre os primeiros meses de 2023, Güliz Öztürk disse: “Começamos 2023 em condições desafiadoras devido a preocupações macroeconômicas globais e, posteriormente, como nosso país infelizmente passou por um grande terremoto. Também estamos no meio de um período em que as pressões inflacionárias globais estão causando desafios com o planejamento”.

Com o objetivo de aumentar sua capacidade total em cerca de 20% em 2023, a Pegasus Airlines planeja ultrapassar a marca de 100 aeronaves no 100º ano da República e continuar aumentando sua frota. A Pegasus planeja receber 10 aeronaves A321neo no restante de 2023, 21 em 2024 e 11 em 2025.

A empresa também disse que continuará a se concentrar na transformação digital, sustentabilidade, diversidade, igualdade e inclusão, e apoia de todo o coração as metas de sustentabilidade da aviação. 

Informações da Pegasus Airlines

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.