Início Variedades

Nova biorrefinaria na Bahia produzirá combustível sustentável de aviação com macaúba e tecnologia da Honeywell

Imagem: Scharfsinn, via Depositphotos

A multinacional norte-americana Honeywell informa que a Acelen Renováveis, empresa de energia renovável da brasileira Acelen, anunciou ontem, 8 de dezembro, durante a COP-28 em Dubai, que escolheu a tecnologia da Honeywell para produzir HVO (diesel renovável) e SAF (combustível sustentável de aviação, na sigla em inglês) na biorrefinaria que será instalada anexa à Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia.

A tecnologia Honeywell Ecofining vem sendo usada em todo o mundo há mais de 15 anos e produz combustível de aviação sustentável, que ajuda a reduzir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) em até 80%, quando comparado às emissões dos combustíveis fósseis.

O processo Ecofining transforma ativos de baixa utilização, como óleos vegetais e gordura animal, em produtores de alto rendimento de combustíveis renováveis altamente procurados. O destaque na atuação da Acelen Renováveis é a utilização da macaúba, uma planta nativa brasileira, como matéria-prima para os combustíveis verdes.

Segundo a Honeywell, a tecnologia, que já foi selecionada para uso em mais de 40 instalações em todo o mundo, permite que refinarias se adequem ao cenário de transição para uma economia mais sustentável, ambientalmente responsável e aproveitem incentivos governamentais. A produção de biocombustíveis na refinaria de Mataripe está prevista para começar em 2026.

“Com essa parceria, a profunda experiência da Honeywell na produção de biocombustíveis se soma à expertise da Acelen na produção e desenvolvimento da Macaúba para liderar a vanguarda de um mercado que tem demanda crescente por SAF e Diesel Renovável. É a construção de um novo cenário com produção local que atrai atenção do mercado global”, disse Leon Melli, diretor de vendas da Honeywell UOP, a unidade que desenvolve e fornece tecnologia para refino de petróleo, processamento de gás, produção petroquímica e grandes indústrias manufatureiras.

Sair da versão mobile