Início Empresas Aéreas

Nova companhia aérea Air Montenegro confirma que voará com jatos Embraer

Avião Embraer E195 Montenegro Airlines
Imagem: Aero Icarus / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A recém-criada companhia aérea nacional montenegrina, Air Montenegro, acaba de conquistar seu Certificado de Operador Aéreo (COA) e isso permite que ela programe seus voos comerciais para início em breve. Muito do rápido processo de certificação deveu-se ao fato de que as bases da nova empresa estão na falida Montenegro Airlines, que sucumbiu em meio à pandemia.

A princípio, o governo havia nomeado a empresa como ToMontenegro (ou 2Montenegro), mas o nome durou pouco, sendo alterado para Air Montenegro. Além disso, aproveitando-se do arcabouço da antecessora, a nova companhia aérea nasce e confirma que incorporou dois jatos Embraer E195, comprados da GECAS no mês de março, para voarem de Podgorica e Tivat para Belgrado. 

Como relatado pelo EX-YU Aviation, o primeiro E195 tem registro 4O-AOA e está em Bratislava para pintura, embora a libré e o logotipo estejam sendo mantidos em sigilo. O segundo, de registro 4O-AOB segue estacionado e deve chegar mais tarde e o governo já negocia a incorporação de um terceiro, todos eles egressos da Montenegro Airlines.

Ao EX-YU Aviation, o CEO da transportadora, Predrag Todorović, disse que a frota crescerá ainda mais no futuro. “Teremos três, quatro e até seis aeronaves. A rapidez com que a frota se desenvolverá depende das condições de mercado”.

A Air Montenegro herdará praticamente toda a operação e pessoal, mas não as dívidas, da Montenegro Airlines.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile