Estreia operações neste final de semana a nova empresa aérea brasileira DUX Express

Cessna Grand Caravan – Imagem: DUX Express

Após acompanharmos, em julho deste ano, a chegada do primeiro avião à base da nova empresa aérea brasileira DUX Express, no Aeroporto de Jundiaí (SP), as operações da mesma estão agora aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e os voos decolarão.

A divisão de transporte aéreo da empresa DUX Logistics inicia neste final de semana suas operações em transporte de cargas e passageiros, tendo seu Certificado de Operador Aéreo (COA) emitido no último dia 11 de novembro pela ANAC sob o RBAC 135 e sua aprovação já declarada no Diário Oficial.

A companhia informa que conta hoje com duas aeronaves em operação, do modelo Cessna Grand Caravan, com previsão de receber mais uma até o final deste ano. Até o fim de 2022, a perspectiva é de ampliação para até 10 unidades do mesmo modelo.

O avião cuja chegada acompanhamos em julho, que havia sido trazido dos Estados Unidos ainda com a matrícula americana N226JP, agora voa no Brasil sob o registro PS-DUA.

A aeronave no dia de sua chegada a Jundiaí
A aeronave com a matrícula atual – Imagem: DUX Express

Segundo afirmou Raphael Rossi, CEO da Dux, em entrevista à Exame, o projeto deverá começar em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), mas deverá ser expandido, com uma aeronave alocada em cada região do país no primeiro trimestre de 2022 e presença nacional. Começando com o Cessna Grand Caravan, que pode pousar e decolar em pistas curtas e sem infraestrutura, a empresa já estuda aeronaves narrowbody para seu futuro.

A DUX Logistics é uma empresa que atua no mercado brasileiro de logística, tendo uma grande frota de caminhões e acordos com as principais companhias aéreas do mundo.

No ano passado, por exemplo, diante da vinda de materiais do exterior para combate à Covid-19, a Dux foi a responsável pela contratação do voo do Airbus A330neo da Azul Linhas Aéreas, enviado para a China para trazer uma carga de 400 respiradores e 1,6 milhão de testes rápidos de Covid-19.

Portanto, a empresa, que já tem longa e variada experiência no segmento de logística de transporte aéreo, agora parte para novos desafios com seus próprios aviões.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias