Início Empresas Aéreas

Nova empresa latina com avião Airbus A300 de carga é aprovada para voar

Mais uma empresa de transporte aéreo de cargas está prestes a iniciar operações na América Latina. É a panamenha Cargo Three, que recebeu na última semana sua certificação da autoridade de aviação civil (CAA) do Panamá, conforme informado pelo Cargo Facts.

A companhia aérea fará voos com aviões Airbus A300 cargueiros, sendo o primeiro deles o Airbus A300B4-200(F) de número de série 227, que, segundo dados do Planespotters, ganhou a matrícula HP-1755CTW.

Esta aeronave foi fabricada em 1984 e entregue como avião de passageiros à americana Pan American World Airways, a Pan Am. Depois, voou na também americana Carnival Airlines e na chilena Ladeco, sendo então convertido a cargueiro em 2001.

Como avião de cargas, voou na espanhola Pan Air e na Mexicana AeroUnion, tendo então sido estocado em 2019, até ser colocado de volta à ativa em 2020, em preparação para a Cargo Three. Uma foto da aeronave ainda com a matrícula mexicana, mas já pintada nas cores da nova empresa, foi publicada no JetPhotos em julho do ano passado (clique aqui para ver).

Como se nota na foto, o esquema de cores da companhia é o mesmo da empresa aérea venezuelana Transcarga, que também opera o modelo A300 cargueiro. Isso acontece porque ambas as companhias têm por trás de sua concepção o JMB Aviation Group, uma holding de diferentes empresas de aviação na América e na Europa que possui mais de 20 anos atuando em transporte aéreo de cargas, viagens executivas de negócios e transporte de lazer.

Avião Airbus A300-B4 Transcarga
A300 cargueiro da Transcarga – Imagem: Svva.aviation / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A base da nova empresa será o Aeroporto Internacional Tocumen (PTY), na cidade do Panamá, mas não há maiores detalhes sobre as rotas ou mercados pretendidos. Ainda segundo dados do Planespotter, outro A300 do mesmo modelo, o de número de série 234, também está previsto para integrar a frota da Cargo Three.

Sair da versão mobile