Nova fabricante revela o projeto da “aeronave mais ecológica do mundo”

Foto: Faradair

A nova fabricante britânica Faradair, baseada no aeroporto de Duxford, 15 quilômetros ao sul de Cambridge, divulgou algumas imagens do projeto Beha M1H, um novo modelo de máquina voadora que auto intitula como “a aeronave mais ecológica do mundo”. O nome diferente é a abreviação de Bio Electric Hybrid Aircraft.

Em sua concepção, a aeronave está sendo projetada para operar com uma capacidade de até 18 passageiros (o dobro do Cessna Caravan) ou cinco toneladas de carga. Segundo a fabricante, será um avião ideal para voos de baixo custo entre aeroportos regionais ou de pequenos aeroportos remotos a hubs.

Segundo a Faradair, o Beha M1H poderá decolar e pousar em pistas curtas de 300 metros de extensão, que também podem ser não pavimentadas. As chamadas propriedades STOL (abreviação para Short Take-Off and Landing) vêm das asas triplas, que proporcionam mais sustentação ao equipamento.

Para fazer jus ao apelido ecologicamente correto, a fabricante propõe uma aeronave com motor turboélice elétrico com duas hélices contra-rotativas montadas em uma caixa central na parte traseira para reduzir as emissões de ruído. Ele também deve ter duas grandes portas de asa que permitem o carregamento rápido. A conversão da variante de passageiro para a variante de carga deve levar apenas 15 minutos.

TRÊS MODELOS – na prancheta, a Faradair lida com três possíveis versões. O Beha M1H é a versão padrão com motor híbrido (elétrico com acionamento por querosene tradicional), o E1 com motor elétrico puro e o M1AT, que deve voar sem um piloto a bordo. A fabricante quer ter a aeronave certificada até 2025, e as companhias aéreas devem utilizá-la a partir de 2027.

Como tudo é muito novo nesta ideia, apenas as cenas dos próximos capítulos podem indicar o rumo que esse projeto tomará.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias