Nova foto mostra como ficou o hangar onde estava o Antonov AN-225, maior avião do mundo

Na tarde de domingo (27), a rede de TV britânica Sky News apresentou uma reportagem em que atualizou o público sobre a situação na Ucrânia, incluindo a divulgação, em primeira mão, uma imagem de satélite mostrando a destruição nas instalações da Antonov, em Gostomel. Até então, apenas imagens muito distantes ou pouco nítidas haviam sido divulgadas.

Desta vez, a imagem nítida mostra claramente uma parte dos danos causados durante as batalhas pelo controle do aeroporto, estrategicamente localizado 25 km a noroeste de Kiev. Enquanto o edifício principal da Antonov parece pouco afetado, o hangar em frente, onde estaria estacionado o Antonov AN-225, o maior avião do mundo, está parcialmente destruído.

O perfil @Gerjon_ do Twitter compartilhou uma animação com o antes e depois (vide abaixo, aguardar pelo carregamento).

A foto é compatível com outra, feita por um outro satélite, que viralizou nas redes ao longo do domingo por supostamente mostrar o hangar atingido e um avião dentro pegando fogo, supostamente o AN-225 (abaixo). Ao longo do dia, oficiais ucranianos viriam a confirmar oficialmente a destruição da aeronave.

Fotos mais próximas da aeronave ainda não vieram à tona, então não é possível especificar os danos causados ao avião. A Antonov divulgou uma nota em que pede para que se aguarde uma nota oficial após seus técnicos conseguirem acessar o local e avaliarem a situação da aeronave.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias