Início Mercado

Nova plataforma de buscas mostrará tendência nos preços de passagens aéreas

A multinacional Expedia, um marketplace que interliga a indústria do turismo, perdeu uma grande receita ao longo da pandemia por conta da redução drástica das viagens a passeio e a negócios, somada a restrições de mobilidade que ocuparam a rotina das pessoas. Esse cenário, por outro lado, tornou certas coisas possíveis, disse John Kim, o responsável pela estratégia, design, tecnologia e operação dos serviços da agência de viagens online, incluindo a reserva de voos.

Se por um lado, a crise trouxe grandes problemas relacionados à experiência do cliente, e a forma de lidar com reembolsos, por outro, tornou-se possível implementar ideias que anteriormente existiam no papel e haviam sido adiadas, disse Kim.

Mundo aberto

Uma dessas ideias avançou e foi finalmente lançada com o nome de Open World. A novidade mais importante na busca de voos é um alerta de preço inteligente. No aplicativo, que só foi publicado nos EUA e Canadá até agora (o resto do mundo deve seguir), a Expedia agora mostra como os preços se desenvolveram nas últimas semanas. Os usuários podem criar um alerta em um voo específico para descobrir quando o preço mudar.

“Percebemos que um dos maiores estressores para os clientes é saber quando exatamente eles devem reservar para obter o melhor negócio”, diz Kim. Ao mesmo tempo, eles recebem dar uma tendência. “Esperamos poder dizer se os preços vão aumentar ou se este é o preço mais baixo que esperamos”

Isso é possível pela enorme quantidade de dados que a agência de viagens online possui e avalia com inteligência artificial e transforma em previsão.

Outras melhorias

A Expedia planeja melhorar significativamente a busca de voos novamente no próximo ano. A empresa está testando protótipos que podem fazer ainda mais do que a gama atual. 

Por muito tempo, as ofertas da Expedia só conseguiam classificar seus resultados por preço e tempo de voo. Entretanto, existem muitos outros critérios que são decisivos para os viajantes como questões relacionadas com bagagem, remarcação do voo, marcação de assento. Tudo isso deve ser incorporado nas plataformas.

Nas versões futuras da pesquisa de voos da Expedia, os usuários poderão selecionar esses extras individualmente. E dependendo do que você selecionar, os preços mudam imediatamente. Assim não há mais surpresas no check-in“, diz a empresa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile