Nova rodada (e possível final) da disputa pela compra da ITA acontece na próxima semana

Os proponentes pela compra da aérea estatal italiana ITA Airways têm até às 23h59 da próxima segunda-feira, 22 de agosto, para apresentarem suas novas ofertas pela compra da companhia. A rodada anterior não foi concluída, depois que o governo italiano achou as ofertas aquém de sua expectativa. Concorrem no certame o consórcio MSC-Lufthansa e o fundo norte-americano Certares, especializado em investimentos em empresas do setor de viagens e hotelaria.

Em 5 de julho, quando as ofertas foram enviadas, a MSC-Lufthansa teria estimado o preço da linha aérea italiana em 800-850 milhões de euros, enquanto a Certares ficou em 650 milhões de euros. O governo italiano, no entanto, quer elevar a barra, o que não é um objetivo fácil, pois, segundo especialistas, o preço está fadado a cair ainda mais com o tempo.

De acordo com o decreto de privatização, o Estado italiano continuará a ser acionista da ITA Airways, saindo definitivamente apenas posteriormente. Assim, entra em cena o capítulo sobre honorários. Para MSC-Lufthansa, o governo não deve ter mais do que 20%, deixando 60% para MSC e 20% para Lufthansa. O fundo americano, por outro lado, está disposto a deixar 38% para o povo italiano.

O fundo americano Certares também trabalha na hipótese de listar a ITA Airways na Bolsa de Valores caso vença, além de oferecer uma rede comercial formada pelas empresas líderes na distribuição de turismo e viagens de negócios, das quais é acionista, começando com a American Express Global Business Travel (US$ 30 bilhões em viagens corporativas) e a Internova (que controla a maior rede de agências de viagens premium nos Estados Unidos).

De qualquer forma, antes do final deste mês, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, deverá dar luz verde à venda da ITA Airways, cumprindo o compromisso assumido com a União Europeia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.