Nova tecnologia de “canal inteligente” entrega conectividade completa ao novo Boeing 777X

A Inmarsat, líder mundial em comunicações móveis globais por satélite, e a Boeing estão cumprindo a promessa de transformação digital nas aeronaves, por meio do “canal inteligente”.

Projetada para alocar de forma independente a largura de banda da conectividade para vários aplicativos, a nova infraestrutura permite obter importantes benefícios operacionais, como manutenção preventiva, otimização de rotas, gerenciamento modernizado do tráfego aéreo e comunicações entre a tripulação em tempo real. Além disso, oferece entretenimento aprimorado aos passageiros, incluindo Internet de alta velocidade e televisão ao vivo.

Com o “canal inteligente”, os aplicativos entregues em duas das soluções de comunicação por satélite premiadas da Inmarsat – GX Aviation e SwiftBroadband-Safety (SB-S) – podem ter um contrato de serviço exclusivo e níveis de desempenho garantidos, independente de outros aplicativos que estão operando no mesmo terminal.

Philip Balaam, presidente da Inmarsat Aviation, disse: “O GX Aviation e o SB-S da Inmarsat já estão estabelecidos como as soluções de conectividade global mais avançadas do setor de aviação. Agora, com a adição da funcionalidade “canal inteligente”, estamos abrindo caminho para um futuro mais conectado e integrado, crucial para que companhias aéreas de todo o mundo transforem seus negócios com o poder da tecnologia digital.”

“Este é um marco significativo no desenvolvimento de aeronaves verdadeiramente conectadas e reforça o papel principal da Inmarsat em servir o setor de aviação com um conjunto de serviços operacionais e de conectividade aos passageiros. Os resultados dos testes iniciais para essa solução são promissores e esperamos continuar nossa colaboração com a Boeing em preparação para a entrada em serviço futura de sua nova aeronave B-777X.”

A nova tecnologia de “canal inteligente” da Inmarsat estará inicialmente disponível para as companhias aéreas que encomendaram ou planejam incluir o Boeing 777X em suas frotas. Além disso, os recursos estarão disponíveis como atualizações em outros modelos de aeronaves.

Conforme descrito pela London School of Economics (LSE) em seu relatório Sky High Economics, a aeronave conectada economizará à indústria da aviação US$ 15 bilhões anualmente até 2035, e esse desenvolvimento combinado entre Inmarsat e Boeing é um importante passo. A Inmarsat, como a única operadora de redes próprias e gerenciadas, que fornece banda larga global de alta velocidade à cabine e ao cockpit, está em uma posição única para ajudar os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e as companhias aéreas a oferecer a melhor solução para acessar esse valor potencial completo.

Informações da Inmarsat

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias