Início Aviação Militar

Novas fotos do futuro bombardeiro invisível da poderosa Força Aérea dos EUA foram reveladas

A chegada do novo bombardeiro stealth B-21 Raider da Força Aérea dos Estados Unidos (CSAF) está finalmente se revelando. O General Charles Q. Brown Jr., Chefe do Estado-Maior da CSAF, e a Northrop Grumman apresentaram imagens da aeronave em um discurso na Conferência Aérea, Espacial e Cibernética da AFA em julho, mas agora novidades surgiram.

Em 12 de setembro, a Northrop Grumman informou que iniciou o motor como parte de seus programas de teste em solo. Uma foto do avião postada pela empresa mostrou novos detalhes da aeronave, incluindo uma sonda de dados aéreos embaixo da cabine e também ressaltou o quanto seu desenho é estreito e notavelmente diferente do B-2 Spirit, outro bombardeiro stealth da USAF.

Como informa a mídia especializada dos EUA, as fotos também mostram sensores de dados aéreos, faixas pretas abaixo do para-brisa e uma extensão de um possível sistema de supressão de infravermelho, todos recursos que procuram garantir que o B-21 permaneça oculto e seguro. A envergadura da aeronave ficou aproximadamente entre 41 e 47 metros, menor que a do B-2 Spirit que tem 52 metros de envergadura.

Através do comunicado, a Northrop anunciou que o B-21 realizou um “teste de ligação”, o que o colocou mais próximo do seu primeiro voo programado para antes do final de 2023. Este primeiro voo ainda não tem data marcada e a Northrop destaca que se trata de um “evento baseado em dados”.

O B-21 Raider é considerado um programa de sucesso de desenvolvimento que une engenharia, tecnologia e capacidade ao uso militar. O público ainda aguarda ansiosamente o momento do primeiro voo desta aeronave que promete ser de grande capacidade para as Forças Armadas Americanas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile