Novas imagens mostram o avião ucraniano Antonov 12 no interior de São Paulo

O An-12 aproximando-se pela pista 15 de Viracopos

A aeronave rara de ser vista no espaço aéreo brasileiro, que chegou na quinta-feira, 26/05, ao Recife (PE), para uma parada técnica antes da continuidade de sua missão, passou nesta sexta-feira, 27, pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.

O Antonov An-12, modelo de fabricação ucraniana, registrado sob a matrícula UR-CKM, pousou pela pista 15 no aeroporto por volta das 10h30 para transportar uma carga de aproximadamente 7 toneladas para Angola, na África.

Imagem: Giulia Rodrigues/Viracopos
Imagem: Giulia Rodrigues/Viracopos
Imagem: Giulia Rodrigues/Viracopos

O avião de quatro motores turboélice tem capacidade para transportar até 20 toneladas de carga e mede 33 metros de comprimento por 38 de envergadura. Além de ser de fabricação ucraniana, o turboélice é operado pela companhia aérea também ucraniana Cavok Air.

Por volta das 12h30, o avião ucraniano decolou novamente, agora pela pista 33 de Viracopos, rumo ao Recife, onde faz nova parada técnica, antes de seguir no sábado, 28, para a África. As fotos e vídeos ao longo desta matéria mostram o equipamento no aeroporto paulista.

O An-12 subindo após decolagem pela pista 33 de Viracopos

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, a aeronave An-12 já esteve pelo menos duas vezes em Viracopos nos últimos anos, sendo uma em 2019 e a outra, em 2021.

Dados gerais da aeronave An-12

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg

Com informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias