Novela do 5G: FAA emite Diretiva especifica para o Boeing 737 MAX

Boeing 737 MAX 8 – Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Federal Aviation Administration (FAA) emitiu uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) revisando os requisitos de pouso para aviões Boeing 737 MAX em aeroportos onde poderia ocorrer interferência do 5G nos instrumentos a bordo. Nos últimos dias, a FAA liberou cerca de 90% da frota de aeronaves comerciais dos EUA, incluindo o próprio Boeing 737 MAX, para a maioria das aproximações de baixa visibilidade na implantação de 5G. 

Esta AD visa a estabelecer critérios para alguns terminais especificamente e não se aplica a pousos em aeroportos onde a FAA determinou que os rádio-altímetros da aeronave são seguros e confiáveis ​​no ambiente de Banda C do 5G. Também não se aplica a aeroportos onde o 5G não está implantado. 

A FAA emitiu a AD porque muitos sistemas no 737 MAX contam com o altímetro de rádio e ainda há aeroportos que estão passando por baterias de testes. Alguns dos equipamentos que podem ser afetados incluem o auto throttle, aviso de proximidade do solo, reversores de empuxo e sistema de prevenção de colisão de tráfego. 

A DA se aplica a aproximadamente 177 aviões nos EUA e 657 em todo o mundo.

Informações da FAA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias