Início Aviação Militar

Novíssimo avião A350 da Luftwaffe voará ao Brasil para a posse e Lula e pousará na Amazônia

Um dos mais novos jatos governamentais do G20 está a caminho do Brasil e passará por duas cidades brasileiras. A aeronave deve decolar nas próximas horas da capital alemã, Berlim.

Sam Almo-Milkin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

O jato Airbus A350-900 escalado para a missão tem matrícula 10☩01 e pertence à Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha. Ele foi incorporado após vários problemas com o antecessor, o quadrimotor A340-300 e um dos três do modelo encomendados pelo governo alemão.

O primeiro foi entregue em 2020 e já até bateu um recorde mundial. Já o segundo, que é o que está vindo ao Brasil, foi entregue oficialmente no mês passado, sendo essa a sua primeira missão oficial de longo alcance.

Segundo a Embaixada da Alemanha em Brasília informou, o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, participará das cerimônias oficiais de posse de Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

“Com a sua presença, o presidente alemão saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina e pretende impulsionar uma nova fase da parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha. O presidente Steinmeier também terá reuniões com outros chefes de Estado da região”, disse a nota da Embaixada.

Em 2 de janeiro, o presidente alemão viajará a Manaus e à Amazônia, acompanhado da Ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke. Na Amazônia, o presidente visitará o Amazon Tall Tower Observatory (ATTO), onde se informará sobre as relações entre o estado da floresta e as mudanças climáticas. No Centro de Monitoramento do Instituto de Proteção Ambiental em Manaus, que monitora o desmatamento em toda a Bacia Amazônica, o presidente terá um panorama dos desafios da proteção ambiental.

A previsão é que o jato pouse em Brasília amanhã dia 31 de dezembro às 15h45, e que no dia 1º de janeiro decole da capital federal às 20h10 chegando em Manaus às 21h40, onde fica até o dia 3, retornando para a Europa em seguida.

Sair da versão mobile