Se iniciaram hoje, 06 de novembro, os primeiros voos comerciais do mais novo jato da Airbus certificado pelas autoridade0s europeias: o A321 XLR.
A aeronave de ultralongo alcance derivada do A321neo cumpriu o primeiro voo entre Madri e Paris, num serviço comercial que serviu de treinamento para tripulação e demais funcionários para a operação deste jato que tem revolucionado o mercado.
O voo de pouco mais de 2 horas foi apenas uma fração do que o A321XLR irá voar na Iberia, nos voos transatlânticos que se iniciarão em breve entre a capital espanhola e a costa leste dos EUA.
Esta estreia ocorrerá apenas no dia 14 de novembro, como mostra a última programação divulgada pela Iberia. Neste dia, o A321 XLR decolará de Madri e voará por 8 horas e 25 minutos até pousar em Boston, no estado do Massachusetts.
Ao contrário dos 240 assentos que normalmente os A321neo levam em rotas domésticas ou intereuropeias, o A321XLR da Iberia está configurado com 182 assentos, sendo 14 assentos-cama na classe Executiva, e o restante na Econômica com o espaçamento maior.
Esta menor quantidade de poltronas, aliada aos tanques extras de combustível no porão da aeronave, permitem um alcance maior para a aeronave, que tem tomado o lugar do Boeing 757-200 em voos internacionais de menor demanda. Está previsto para que ano que vem o A321XLR inicie as operações no Brasil, com a própria Iberia, voando de Madri para cidades nordestinas como Salvador, Natal e Recife.
Vuelo IB1499 de #Madrid a #Parishttps://t.co/JZNOIvvPEo historia para @Iberia historia para @Airbus, historia para la aviación mundial. pic.twitter.com/msF0PfFNNv
— VaDeAviones.com ✈️ 🇪🇸 (@VadeAviones) November 6, 2024