Novo avião Airbus de longo alcance trará aérea dos EUA a destinos na América do Sul

A empresa americana Frontier Airlines, conhecida por seu modelo de negócios ultra low-cost, disse que considera entrar no mercado de voos transatlânticos de longa distância usando suas aeronaves Airbus A321 XLR, assim que chegarem em 2026. Segundo a empresa, isso inclui voos para destinos na América do Sul.

Os jatos A321 XLR, que ainda estão em testes e devem ser homologados apenas entre 2023 e 2024, oferecem um alcance nunca antes visto para aeronaves de um corredor (narrow body) e isso permite que empresas aéreas abram rotas longas, onde existe uma demanda para voos diretos, mas não justifica a colocação de aeronaves maiores, de dois corredores, por exemplo.

Além disso, também permite que as empresas aéreas como a Frontier ofereçam um serviço mais barato do que os voos de carreira atualmente disponíveis, mordendo um pedaço do bolo em várias rotas que hoje são inviáveis.

“O A321 XLR nos permitirá voar para a Europa, Havaí e a América do Sul”, disse o CEO da Frontier, Barry Biffle, na conferência Routes World 2022 em Las Vegas, na semana passada.

Segundo dados da Cirium, a Frontier, que tem sede em Denver, ainda não voa para destinos sul-americanos. Seus destinos mais distantes hoje incluem o Caribe e a Guatemala.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul