Novo caça Gripen sobrevoa o Rio de Janeiro junto a um C-130 Hércules

Quem mora ou esteve na cidade do Rio de Janeiro e imediações no último sábado, 12 de dezembro, teve a surpresa de avistar sobrevoos do novo caça SAAB Gripen F-39E da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhado de um Lockheed C-130H Hércules.

Os vídeos que você pôde ver acima (caso não tenha carregado em seu dispositivo, clique aqui e aqui para ver) foram enviados ao AEROIN pelo leitor Pedro Barboza, que teve a sorte de poder observar o momento.

Segundo dados do site/app de rastreamento de voos FlightRadar24, o Hércules utilizado para a missão foi o registrado sob a matrícula FAB2476. Sua trajetória durante a preparação para o sobrevoo e a realização do mesmo mostra muitas voltas pelo litoral carioca, em altitudes que variaram de 2500 a 3000 pés (760 a 914 metros) aproximadamente.

O C-130H Hércules durante a missão – Imagem: FlightRadar24

O Hércules partiu do Aeroporto Internacional do Galeão e deslocou-se até a região da Base Aérea de Santa Cruz, de onde partiu o Gripen para encontrá-lo e então prosseguirem pelo litoral até a Baía de Guanabara.

Apesar de o Gripen ter voado junto ao Hércules, o mesmo não é capturado pelo FlightRadar24, não sendo possível ter imagens de sua trajetória. Adicionalmente, quando aeronaves voam em formação, geralmente apenas uma delas mantém acionado o equipamento (Transponder) que emite os sinais de posição aos radares, portanto, o novo caça não teria registros de todo o seu voo sobre o Rio.

Avião Caça F-39 Gripen NG
SAAB F-39E Gripen NG, o novo caça brasileiro

Lockheed C-130 Hércules da FAB

A missão de sobrevoo nas proximidades de pontos famosos, como Maracanã, Cristo Redentor, Praia de Copacabana e Ponte Rio-Niterói, foi executada para realização de ensaio fotográfico do jato militar.

Outro espectador também conseguiu registrar o momento em vídeo e publicou-o no YouTube. Veja a seguir.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave