Novo caça Gripen recebe primeira certificação no Brasil

O caça sueco SAAB Gripen NG acaba de receber a primeira certificação militar no Brasil, caminhando para o início das operações reais.

A Saab conquistou mais um marco para o programa Gripen no mês de novembro. A empresa obteve o Certificado de Tipo Militar Restrito (MRTC) para o Gripen E, que atesta que a aeronave cumpriu todos os requisitos de navegabilidade e segurança de voo estabelecidos pelas autoridades militares suecas e brasileiras, representadas pela Inspetoria de Segurança da Aviação Militar Sueca (FLYGI) e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) no Brasil. A certificação conjunta reflete a sinergia obtida através da cooperação técnica entre as duas autoridades.

Com o projeto agora certificado, a Saab passa a focar para o desenvolvimento e teste de novas funcionalidades. Para os clientes, este é um marco da maior importância, sendo um passo essencial para que o Gripen inicie suas operações.

“O fato de agora termos alcançado este importante marco, não é apenas um passo histórico na história da aviação, é também, acima de tudo, um passo significativo para nossos clientes. Este é o resultado de um grande esforço de equipe que requer conhecimento, competência e perseverança para se obter. Projetar uma aeronave de caça é o melhor esporte de equipe que há”, diz Johan Segertoft, Chefe do Gripen Design.

Pela Assessoria de Imprensa da SAAB

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto de Cascavel faz buracos na cerca para fotógrafos registrarem pousos...

0
Desde novembro a gestão do espaço instalou buracos na cerca operacional do aeroporto que estão reservados e sinalizados para aos fotógrafos.