O novo caça de quinta geração da China foi apresentado ao público ontem, dia 5, durante um show aéreo no país. De nome J-35A, este avião é a última evolução do projeto FC-31 da chinesa Shenyang, conhecida por fabricar há décadas os caças russos MiG e Sukhoi, desde a era da Guerra da Coreia até tempos recentes com a série Flanker.
Este projeto é bem distante da aviação russa, e até mais avançado. O J-35A é a versão da Força Aérea Chinesa derivada do J-35 normal, que nasceu como um caça naval.
A primeira versão deste caça, inclusive, se parece muito com o Lockheed Martin F-22 Raptor, enquanto a versão apresentada esta semana em antecipação ao Zhuhai Airshow se assemelha mais ao F-35 Lightning II, gerando comentários sobre possível plágio.
De fato, o J-35A tem um canopy (vidro da cabine), entradas de ar e nariz redesenhados, deixando-o mais alto e muito mais semelhante ao F-35, que também é um caça com versões para operações navais e terrestres, e que, ao mesmo tempo, é mais alto que o F-22.
Além do J-35, a China tem desenvolvido e já colocou em operação o Chengdu J-20 Fagin, que é o primeiro caça não americano de quinta geração a entrar em serviço ativo, tendo uma curva de desenvolvimento mais rápida que o russo Sukhoi Su-57.
China 🇨🇳 unveils the J-35A, country's second fifth generation fighter platform, at Zhuhai 2024.
— Rishav Gupta (ऋषव गुप्ता) | 🇮🇳 (@connect_rishav) November 5, 2024
The design is derived from the naval J-35 flying for a couple of years now. But here's a look at how the PLAAF land-based variant has evolved from the very first prototype of 2012. pic.twitter.com/s1KtOsYVXA
"Pode copiar, mas não faz igual!"
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) November 5, 2024
China apresentou o seu novo caça de 5ª geração, o J-35A. Sim, o nome é mesmo esse: J-35!
Algo me diz que não é só no nome onde são parecidos. 🤔 pic.twitter.com/SeOtYDb5uf