Início Aviação Militar

Novo caça invisível chinês é apresentado oficialmente ao público

O novo caça de quinta geração da China foi apresentado ao público ontem, dia 5, durante um show aéreo no país. De nome J-35A, este avião é a última evolução do projeto FC-31 da chinesa Shenyang, conhecida por fabricar há décadas os caças russos MiG e Sukhoi, desde a era da Guerra da Coreia até tempos recentes com a série Flanker.

Este projeto é bem distante da aviação russa, e até mais avançado. O J-35A é a versão da Força Aérea Chinesa derivada do J-35 normal, que nasceu como um caça naval.

A primeira versão deste caça, inclusive, se parece muito com o Lockheed Martin F-22 Raptor, enquanto a versão apresentada esta semana em antecipação ao Zhuhai Airshow se assemelha mais ao F-35 Lightning II, gerando comentários sobre possível plágio.

De fato, o J-35A tem um canopy (vidro da cabine), entradas de ar e nariz redesenhados, deixando-o mais alto e muito mais semelhante ao F-35, que também é um caça com versões para operações navais e terrestres, e que, ao mesmo tempo, é mais alto que o F-22.

Além do J-35, a China tem desenvolvido e já colocou em operação o Chengdu J-20 Fagin, que é o primeiro caça não americano de quinta geração a entrar em serviço ativo, tendo uma curva de desenvolvimento mais rápida que o russo Sukhoi Su-57.