Novo E195-E2 da Azul é visto na fábrica da Embraer em São José

Um novo avião do modelo Embraer E195-E2 (msn19020077) foi visto pelos pátios do aeroporto de São José dos Campos (SP) na última semana. A pintura da Azul Linhas Aéreas em sua fuselagem dava a clara indicação de que as entregas de novas aeronaves brasileiras para a companhia aérea sediada em Campinas devem ser retomadas depois de um ano e meio.

O registro da aeronave no aeroporto paulista, onde está localizada a principal planta produtiva da Embraer, foi feito pelo fotógrafo Alisson Michel e compartilhado em seu perfil na rede social Instagram.

Durante a pandemia, a Azul freou o recebimento de novas aeronaves, assim como também fizeram muitas empresas de todo o mundo, diante da crise sem precedentes trazida pela Covid-19. No entanto, na medida em que o mercado vai retomando seu ritmo, as entregas podem ser continuadas.

Além de aeronaves Airbus A320neo recebidas recentemente, a Azul deve voltar a receber widebodies neste ano, estando previsto um A330-900neo e pelo menos dois A350-900 XWB, sendo que o último será operado pela empresa brasileira pela primeira vez.

Quanto aos jatos Embraer, o mesmo movimento deve ocorrer, com a retomada das entregas e a substituição de jatos mais antigos, da geração E1. A última vez que a Azul recebeu um avião da fabricante nacional foi em dezembro de 2020, quando chegaram os jatos E195-E2 de marcas PS-AEG (msn 19020034) e PS-AEH (msn 19020035).

A Azul conta hoje com uma frota de 59 jatos Embraer, sendo nove do modelo E195-E2. A empresa possui uma encomenda total junto à fabricante de 75 aeronaves E2.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais