Novo filme de aviação indiano conta a história ‘real’ de um ‘quase acidente aéreo’

O mais novo filme sobre aviação de Bollywood, na Índia, teve um trailer divulgado. Ele é inspirado num caso real que quase virou tragédia.

Divulgação

O filme “Runway 34” ou “Pista 34”, em português, é um filme indiano que será lançado no próximo mês. Ele é dirigido e tem como ator principal Ajay Devgn, um das grandes estrelas de Bollywood. No longa, Devgn interpeta um arrogante comandante, que contracena com a co-piloto interpretada pela famosa atriz Rakul Preet Singh.

Num clima que lembra muito o filme “O Voo”, que estrelou Denzel Washington, o comandante indiano também é do tipo que dita as próprias regras. Sua atitude é questionada após tentar pousar em condições climáticas adversas, resultando em várias pessoas feridas, inclusive sua co-piloto.

Apesar de usar uma empresa aérea fictícia, a crítica indiana revelou que o longa é inspirado no incidente com o voo Jet Airways 555, do qual investigação posterior acaba por descobrir a verdade sobre o comportamento do piloto e a cultura da empresa.

Jet Airways | Boeing 737-8KN(WL) | A6-FDC

Inspirado em fatos reais

Embora a história se parece muito com o filme de Denzel Washington, a obra indiana não é uma cópia, mas foi inspirada num incidente que ocorreu em 2015 com um Boeing 737 da Jet Airways.

No dia 18 de agosto daquele ano, o voo 9W-555, de Doha (Catar) até Cochin (Índia), ocorria bem até a descida, quando o piloto se deparou com uma meteorologia adversa. A tripulação tentou pousar o jato por três vezes, sem sucesso, e além disso ficou um total de 33 minutos em espera, aguardando para tentar um novo pouso.

Com isso, o combustível da aeronave foi acabando, até ficar abaixo do mínimo necessário para seguir a Bangalore, que seria o aeroporto de alternativa.

Sem muitas opções, a tripulação decidiu ir até Trivandrum, uma cidade mais próxima, porém o tempo também estava ruim por ali, colocando os pilotos numa situação apertada, e que é o pesadelo de muitos aviadores: quando o alternativa também “falha”, acabando a redundância.

No momento seguinte, o piloto do voo 9W-555 declarou “MayDay” e entrou em emergência devido ao baixo combustível. Ainda assim, foi possível fazer quatro tentativas de pouso em Trivandrum, antes de finalmente ter conseguido colocar o avião na pista, no que foi considerado para muitos um milagre, já que o aeroporto estava abaixo dos mínimos meteorologícos.

No final, restaram apenas 349 kg de combustível, apenas 1,6% do total que um 737-800 pode levar, já estando no fim da reserva.

Investigação

Uma investigação revelou que a política interna da empresa era de não desviar o voo, mas tentar o máximo de vezes o pouso, por mais que os anteriores tenham sido infrutíferos, e mesmo que isso levasse ao maior consumo do combustível.

Outro ponto destacado é que o piloto realizou as aproximações em Trivandrum foram feitas abaixo do mínimo permitido, ignorando vários alertas de proximidade com o terreno do próprio Boeing 737.

Por fim, a cultura da empresa e a má tomada de decisão da tripulação foram revelados como fatores que culminaram no quase acidente. O comandante na época foi rebaixado para co-piloto e sua atitude é debatida no filme, colocando-o como “salvador” e “irresponsável” ao mesmo tempo.

Confira abaixo o trailer do filme:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias