Novo governo de Pernambuco encontra problemas graves na pista de Fernando de Noronha

Imagem: Dix Aeroportos/Divulgação

O aeroporto Governador Carlos Wilson, do arquipélago de Fernando de Noronha (PE), vem passando por um período de obras emergenciais por conta de problemas na pista de pousos e decolagens, que culminaram na suspensão temporária dos voos de aeronaves a jato no terminal.

Atualmente, o aeroporto do arquipélago passa por sua segunda fase de obras na pista, orçadas em R$ 59,9 milhões e executadas pelo Governo do Estado de Pernambuco ainda na gestão de Paulo Câmara (PSB). Mesmo com investimentos e obras recentes na pista, problemas ainda são identificados, aponta o relatório de transição do atual governo de PE, agora comandado por Raquel Lyra (PSDB).

Segundo informações do relatório do gabinete de transição da governadora, divulgadas pela coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo, foram identificadas uma série de problemas na pista do aeroporto. O relatório apontou que oito trechos da pista não apresentam as condições ideais para a realização de pousos e decolagens de aviões de grande porte. Dentre esses trechos, três estão ruins, três muito ruins e dois em péssimo estado.

O relatório ainda apontou que esses trechos, assim como informado pelo AEROIN, já passaram por obra emergencial para a recuperação parcial da estrutura, obra essa orçada em mais de R$ 1,2 milhão para a também restauração total do pátio de estacionamento das aeronaves e pistas de rolamento (taxiway).

Vale lembrar que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proibiu a movimentação de aeronaves de grande porte no aeródromo pelas más condições da pista.

O aeroporto Governador Carlos Wilson, popularmente conhecido como aeroporto de Fernando de Noronha, foi construído em 1934 e fica na Rodovia BR-363 a cerca de 4 km do Centro Histórico da Ilha de Fernando de Noronha, segundo informações da Dix Aeroportos, que administra o local.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias