Novo Jumbo que será o Air Force One sofre mais um atraso na entrega por parte da Boeing

Divulgação – USAF

A renovação da frota presidencial dos EUA sofreu mais um atraso por parte da Boeing, que agora só entregará os novos Jumbos em 2026.

As aeronaves do modelo Boeing 747-8I que estão sendo convertidas nos EUA tinham como destino original a companhia aérea russa Transaero, mas esta faliu antes da entrega ser concluída e os Jumbos acabaram sendo herdados pela Força Aérea dos EUA (USAF) para serem os novos Air Force One.

Na época, a expectativa era de que os jatos fossem entregues em 2024, mas acabou sendo passada para 2025. Agora, a previsão do primeiro voo é para março de 2026, segundo oficiais da USAF informaram ao portal Breaking Defense.

Com isso, a entrega do primeiro 747-8i modificado e redesignado como VC-25B será apenas em setembro de 2026, com o segundo avião do modelo sendo entregue só em 2027. Os reportes dão conta de que o principal atraso, além de problemas causados na cadeia produtiva e de organização da própria Boeing, é que a integração dos sistemas extras de segurança e comunicação irá demorar mais um ano.

Por ser a aeronave que transportará o líder mundial mais poderoso do mundo, ela é complementada com vários sistemas para garantir a segurança do dignitário, assim como servir de posto móvel de comando.

Desta maneira, até 2027, a função de transportar o presidente dos EUA continuará a cargo principalmente do Boeing 747-200 (VC-25A), que terá completado 37 anos de serviço à Casa Branca.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias