Novo livro sobre Santos-Dumont lançado pelo Chile pode ser baixado gratuitamente; confira

No Museu Nacional de Aeronáutica e Espaço do Chile, em Santiago, foi realizada a cerimônia alusiva aos 90 anos de falecimento de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, com o lançamento do livro “Alberto Santos Dumont: uma história centenária de aviação e de amizade, em duas visitas”, escrito pelo Presidente do Instituto de Investigações Histórico-Aeronáuticas do Chile (IIHACH), Norberto Traub.

O evento, que aconteceu na sexta-feira, 22/07, foi presidido pelo Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil no Chile, Fabio Antibas, e contou com a presença do Chefe da Divisão de Engenharia e Apoio aos Sistemas de Armas da Força Aérea do Chile (FACh), General de Brigada Aérea Joaquín Urzúa Rentería.

Durante a cerimônia, o Diretor do Museu, General de Aviação Ricardo Gutiérrez Alfaro, fez a apresentação do livro, que mostra a história da estreita relação entre Alberto Santos-Dumont e o Chile, as duas passagens que realizou em visita ao país e a sua influência na aviação civil e militar, tanto no Chile como no mundo.

Imagem: Adidância Chile
Imagem: Adidância Chile

Em seguida, a Adidância Aeronáutica do Brasil realizou a entrega de condecorações aos militares da Força Aérea do Chile e a membros da Embaixada do Brasil que prestaram excelentes serviços à Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião, foram condecorados com a medalha “Mérito Santos-Dumont” o Diretor de Relações Internacionais da Força Aérea Chilena, Coronel de Aviação Renato Erbetta; com a medalha “Bartolomeu de Gusmão” o Sargento José Vásquez Paredes; e com o diploma de Membro Honorário, Guilherme Ferreira Sorgine e Jana Gomes Moreira, ambos servidores civis da Embaixada.

Na oportunidade, o Ministro Fabio Antibas agradeceu a publicação do livro sobre Alberto Santos-Dumont. “A obra reflete a proximidade e a amizade entre os dois países, que não só estão unidos na aviação, mas em várias áreas como comércio, indústria, dentre outras”, destacou.

O livro é disponibilizado gratuitamente, para download em pdf, pelo IIHACH em sua página oficial, que pode ser acessada através deste link.

Com informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião sobrevoa a pista mas não pousa porque os pilotos estavam...

0
Um caso grave deu-se na Ethiopian e poderia ter causado um acidente, quando um Boeing 737 não pousou pelo fato dos pilotos estarem dormindo.