Início Indústria Aeronáutica

Novo motor do avião turboélice ATR 72 recebe a almejada certificação

O motor turboélice PW127XT-M, desenvolvido e fabricado pela Pratt & Whitney Canada, foi certificado pela Transport Canada Civil Aviation Agency (TCAA). Este motor alimentará a aeronave ATR e substituirá o PW127E/M usado até hoje.

Como relata o site Aviacionline, Timothy Swail, vice-presidente de marketing e vendas de produtos de aviação regional e APUs da Pratt & Whitney Canada, disse: “O motor PW127XT-M estabelece um novo padrão. Esta certificação é um passo importante para a entrada em serviço dos novos ATRs.”

“Trabalhamos com a ATR para realizar testes de voo do PW127XT-M”, acrescentou Swail. Como o resto dos motores desenvolvidos pela Pratt & Whitney Canada, o PW127XT-M é certificado para usar até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF).

Apresentado durante o Dubai Air Show 2021, o motor PW127XT-M oferece 40% mais tempo entre as manutenções programadas. Além disso, é 20% mais barato de manter e consome 3% menos combustível. De acordo com a Pratt & Whitney, aviões regionais turboélice com 30 a 70 passageiros são até 40% mais eficientes em termos de combustível do que seus equivalentes a jato.

A Air Corsica será o cliente de lançamento do motor devido a um pedido de cinco ATR 72-600. As entregas devem começar em novembro e essas aeronaves substituirão a frota da empresa, atualmente composta por 5 ATR 72-500. Desde o início, a Air Corsica sempre escolheu a ATR para operar voos de e para a ilha da Córsega, na Itália.

A Deutsche Aircraft também selecionou o PW127XT como a turbina para seu novo D328eco. O modelo usará a variante PW127XT-S, que será introduzida quando o processo de desenvolvimento do D328eco exigir.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile