
A Aeropuertos Uruguay anunciou a instalação de um Sistema de Pouso por Instrumentos de Precisão, conhecido como ILS Cat III b, no Aeroporto Internacional de Carrasco. Esta iniciativa representa um marco na modernização da infraestrutura aeronáutica do Uruguai e irá permitir que as aeronaves operem de forma segura em condições meteorológicas adversas, como baixa visibilidade e neblina.
De acordo com o Aviacionline, Durante o evento de apresentação do novo sistema, que contou com a presença do Presidente da República, Luis Lacalle Pou, detalhes sobre o impacto positivo do ILS Cat III b na indústria de aviação do país foram divulgados.
Diego Arrosa, CEO da Corporación América Airports no Uruguai, ressaltou que este investimento não apenas elevará a competitividade do aeroporto, mas também posicionará o Uruguai como um líder em conectividade aérea na região. “Investimos em tecnologia, segurança e eficiência para levar o Aeroporto Internacional de Carrasco a outro nível”, afirmou Arrosa.
O investimento total no projeto ultrapassa os 20 milhões de dólares e abrange não apenas a instalação do novo sistema, mas também as obras de infraestrutura associadas. A implementação do ILS Cat III b é considerada um avanço significativo que beneficiará áreas cruciais como turismo, comércio e a economia do país em geral, segundo a ministra da Economia e Finanças, Azucena Arbeleche.
Uma das principais vantagens do novo sistema é a significativa redução de atrasos e desvios de voos em decorrência de condições meteorológicas desfavoráveis, proporcionando uma experiência melhorada para os passageiros e fortalecendo a competitividade do aeroporto de Carrasco.
Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines, que também participou do evento, destacou que “as companhias aéreas ganham em segurança, eficiência, qualidade de serviço e, em última análise, quem mais se beneficia é sempre o passageiro”. Heilbron parabenizou o governo uruguaio e a Aeropuertos Uruguay pelo compromisso com o desenvolvimento da indústria.
O projeto inclui a instalação de um equipamento ILS Cat III b, uma estação meteorológica avançada com sensores ao longo da pista principal 07-25 e um sistema de balizamento de LED, com a introdução de 2.000 novas luzes. As obras estão programadas para começar no primeiro semestre de 2025 e deverão ser concluídas até o final do mesmo ano.
A iniciativa foi bem recebida pelo Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e o Caribe, que elogiou o compromisso da Aeropuertos Uruguay com o progresso do setor aeroportuário no Uruguai. O sistema, de origem francesa, é semelhante ao utilizado em aeroportos de renome global, como JFK em Nova York, Charles de Gaulle em Paris e Schiphol em Amsterdã.
Com essas melhorias, o Aeroporto Internacional de Carrasco se prepara para se modernizar e aumentar sua capacidade operacional, garantindo segurança e eficiência para os passageiros e companhias aéreas que dependem de suas operações.