Início Indústria Aeronáutica

Novo turboélice da Embraer só deve chegar aos céus na próxima década

Um novo atraso no novo avião da Embraer está previsto e agora a aeronave demorará quase 10 anos para surgir.

Em janeiro, foi anunciado que o projeto, apelidado de “TPNG”, sigla para Turboélice de Nova Geração, em inglês, foi congelado e não seria mais lançado em 2023 como era anteriormente previsto. Com isso, os planos da fabricante de colocar o avião para voar no final desta década também ficaram comprometidos.

Depois, durante uma conferência para investidores em março, a empresa confirmou a situação do projeto, apontando que o principal problema estava no desenvolvimento de motores, que não estavam próximos do que a empresa almeja para sua aeronave ser capaz de atingir os objetivos propostos.

Agora, nesta semana, o CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer, afirmou à Aviation Week que o projeto foi empurrado ainda mais para frente, e que não fará sua estreia até “o início dos anos 2030”, apontando para voos apenas na próxima década.

Novamente, o atraso está relacionado ao fato do “TPNG” ser um avião “muito à frente do seu tempo”, com tecnologias necessárias que ainda não estão prontas. Ate lá, o francês ATR deverá continuar dominando o mercado de turboélice na faixa dos 70 assentos, com o qual a Embraer quer concorrer no futuro.

Sair da versão mobile