Início Indústria Aeronáutica

Novo turboélice de 50 passageiros chamado Ladoga deverá substituir aviões da era soviética

Conceito da aeronave

A Rússia está trabalhando em um novo avião turboélice de 40 a 50 passageiros chamado Ladoga para substituir os aviões obsoletos da era soviética e ocidentais, como o Antonov An-24, An-26B-100 e Yakovlev Yak-40, bem como Dash 8-200, Dash 8-300 e ATR 42. O nome da aeronave vem do segundo maior lago localizado inteiramente na Europa, o Lago Ladoga.

O novo modelo da aeronave está sendo construído na Ural Civil Aviation Plant UZGA em Yekaterinburg e prevê-se que sejam construídas 140 unidades entre 2025 e 2030. O motor Klimov TV7-117ST-02, por sua vez, está sendo desenvolvido para o Ladoga, com um objetivo de levar a aeronave a um alcance de mais de 1000 quilômetros quando totalmente carregado.

A United Engine Corporation (UEC), à qual a Klimov pertence, construirá quatro unidades de teste do motor este ano. A produção em série dos motores está programada para começar em 2025.

Ao contrário do L-610 do fabricante tcheco Let, que fracassou com apenas seis exemplares aeronavegáveis ​​construídos, o Ladoga é baseado no menor, Let-410, com cerca de 1.200 já produzidos até o momento, a maioria deles na República Tcheca, mas alguns também sob licença na Rússia na UZGA.

O projeto faz parte do programa de substituição de importantes da Rússia, sobretudo por conta das sanções colocadas pelo Ocidente após a invasão da Ucrânia. Além do Ladoga, o país euroasiático também trabalha nos turboélices Ilyushin Il-114-300 e o LMS-901 Baikal, para 68 e 9 passageiros, respectivamente, que foram projetados para competir com modelos ocidentais.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile