Novo turboélice N219 é certificado e comercialização começa em 2021

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião PTDI N219
Imagem: PTDI

A Companhia Aeroespacial da Indonésia (PTDI) anunciou ontem, 28 de dezembro, que sua aeronave N219 desenvolvida no país em parceria com o Instituto Nacional de Aeronáutica e Espaço (LAPAN) ganhou o Certificado de Tipo da autoridade de aeronavegabilidade civil, a Diretoria de Aeronavegabilidade e Operações de Aeronaves (DKPPU), do Ministério dos Transportes.

O certificado de tipo para a aeronave N219 foi entregue pelo Secretário da Diretoria Geral de Aviação Civil, Nur Isnin Istiartono, ao Diretor Presidente da PTDI, Elfien Goentoro, no Edifício do Ministério dos Transportes, em Jacarta, capital do país.

É a primeira vez que a Indonésia conclui uma certificação nacional de aeronave com tal complexidade, representando uma conquista que, segundo a PTDI, aumentará o prestígio do povo indonésio no mundo da aviação internacional.

O desenvolvimento da aeronave N219 começou em 2014 para a fase de projeto e aplicação do Certificado de Tipo, seguido pela fabricação do primeiro protótipo de aeronave em 2016 e do segundo protótipo em 2017, juntamente com o processo de integração do sistema, que foi o início do processo de teste para certificação.

O primeiro protótipo voou pela primeira vez em 2017 e completou 275 horas de voo em 250 ciclos de pousos e decolagens, enquanto o segundo protótipo registrou 176 horas durante 143 ciclos desde seu primeiro voo em março de 2019.

Finalmente, neste final de 2020, chegou-se à obtenção bem-sucedida da certificação e, em seguida, está planejado o avanço para o estágio de comercialização em 2021, com a expectativa de montagem dos aviões a uma taxa de quatro por ano nas atuais instalações e um aumento futuro após ampliação da planta produtiva.

De acordo com as especificações da PTDI, o N219 pode acomodar 19 passageiros na configuração 2 + 1, tem peso máximo de decolagem de 15.500 libras (7.030 kg) e pode decolar em pistas tão curtas quanto 1.493 pés (455 metros) com carga máxima.

Alimentado por dois turboélices Pratt & Whitney PT6A-42, o avião não pressurizado voa a um alcance máximo de 828 milhas náuticas (1.530 km). A cabine de comando está equipada com o conjunto de aviônicos integrados G1000 da Garmin.

Avião PTDI N219
Imagem: PTDI

Com a conclusão da certificação, a aeronave N219 deve ser o início do renascimento da indústria aeroespacial na Indonésia, que pode então ajudar a preencher as necessidades de conectividade em áreas remotas da Indonésia e acelerar o crescimento econômico de forma mais equitativa.

No futuro, a aeronave N219 também terá uma versão da aeronave anfíbia (que pode decolar na superfície da água, além dos aeroportos comuns), portanto, espera-se que seja possível alcançar rapidamente todos os destinos de turismo marinho do país.

Informações da PTDI

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias