Novo voo do avião presidencial russo deve chamar a atenção no domingo

Em mais um desdobramento da invasão russa na Ucrânia, um dos jatos presidenciais de Vladimir Putin será usado novamente em voos ao exterior.

© Maarten Visser

Os principais jatos presidenciais da Rússia hoje são quadrimotores dos modelos IL-96-300 e 400, operados pelo RSD, o destacamento de voo especial da Força Aeroespacial da Rússia, que atende aos voos VIPs das altas autoridades do país.

Todos os aviões operados pelo RSD foram produzidos para voos comerciais de passageiros e altamente modificados para operarem o transporte VIP, incluindo interior luxuoso, pacote de proteção anti-mísseis, sensores extras (é possível ver um “calombo” na parte de cima da fuselagem do IL-96) e outros extras para proteger os membros do governo.

Pouco mais de um mês atrás, um voo desta aeronave para Washington, capital dos Estados Unidos da América, chamou a atenção e gerou várias “teorias da conspiração”. No final não era nada mais do que um resgate de diplomatas russos, que não eram mais bem vindos na América após a invasão da Ucrânia, e haviam sido expulsos.

O mesmo ocorre agora, com vários países europeus expulsando diplomatas russos, numa nova rodada de sanções. Um dos países que expulsou diplomatas foi a Bélgica, mas outros países próximos também.

Com isso, a Rússia irá organizar um voo especial, com autorização dos estados europeus, para retirar os seus cidadãos. Segundo o portal Aviation24, o IL-96 do RSD tem pouso estimado em Bruxelas às 9h da manhã de domingo, partindo duas horas depois, às 11h00, de volta para Moscou.

O voo poderá ser acompanhado de ferramentas de rastreamento de aeronaves como o RadarBox. O site dispobiniliza esta atualizada em tempo real de aeronaves do RSD que estão em voo ou fizeram voos recentes.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias