Novos motores para o Boeing B-52 começam a ser testados pela Rolls-Royce

A Rolls-Royce deu um grande passo em sua missão de substituir os atuais motores da frota de B-52 da Força Aérea dos EUA, iniciando os testes dos motores F130 no Stennis Space Center da NASA no Mississippi (EUA). Os F130 foram selecionados pela Força Aérea para substituir os anteriores motores Pratt & Whitney TF-33 na frota de B-52, com mais de 600 novas entregas esperadas. 

Este programa de teste marca a primeira vez que os motores F130 foram testados na configuração de motor de compartimento duplo do Stratofortress, que é equipado com oito motores em quatro compartimentos cada, relata o Aviacionline.

Os testes do motor se concentrarão no fluxo aerodinâmico do vento cruzado, bem como na confirmação do bom funcionamento do sistema de controle digital do motor. Testes anteriores já foram positivos e dados adicionais serão analisados ​​nos próximos meses.

O fabricante está trabalhando em estreita colaboração com a USAF e a Boeing, que gerencia o programa global de integração e modernização de motores. Os novos motores prolongarão a vida útil da frota B-52 em 30 anos. 

A aeronave clássica

O B-52 é um bombardeiro estratégico de longo alcance em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos desde 1955. A aeronave desempenhou papéis cruciais em várias campanhas, incluindo Vietnã, Guerra do Golfo, Iraque e Afeganistão.

Os motores F130 foram selecionados para o B-52 pela Força Aérea em setembro de 2021, após um processo de seleção competitivo. Os novos motores são derivados da família de motores comerciais BR da Rolls-Royce, apresentando mais de 30 milhões de horas de operação e uma alta classificação de confiabilidade.

A Rolls-Royce construirá, montará e testará os motores F130 em sua maior instalação de produção nos Estados Unidos, localizada em Indianápolis. A empresa investiu US$ 1 bilhão nos últimos anos para modernizar suas instalações de fabricação e testes em Indiana, bem como para aprimorar a tecnologia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias