Novos pilotos da Esquadrilha da Fumaça realizam primeira demonstração

Imagem: Suboficial Ribeiro / Esquadrilha da Fumaça

Por ocasião da formatura da Turma Mihos na Academia da Força Aérea, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou na última sexta-feira, dia 10 de dezembro, uma demonstração em homenagem aos novos Aspirantes da Força Aérea Brasileira.

Nesse voo estiveram presentes os Capitães Vitor Kawka e Bezerra, recém-formados pilotos nas posições de número 4 e 6, respectivamente. Com isso, os novos fumaceiros realizaram suas estreias e estão aptos a participarem das demonstrações aéreas juntamente com os outros pilotos. 

Capitão Vitor Kawka – Imagem: Suboficial Ribeiro / Esquadrilha da Fumaça
Capitão Bezerra – Imagem: Suboficial Ribeiro / Esquadrilha da Fumaça

O Curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA) é realizado por todos os aviadores que são selecionados pelo EDA. A duração do curso varia de quatro a seis meses e o piloto realiza cerca de 80 missões de treinamento até seu voo solo com as sete aeronaves.

Atualmente a Esquadrilha da Fumaça utiliza para as demonstrações os Embraer EMB-314 Super Tucano, uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado. Além do EDA, a Força Aérea Brasileira utiliza este modelo de caça em outros Esquadrões responsáveis pela segurança nas fronteiras do país.

A-29 Super Tucano

A agenda de demonstrações do EDA está temporariamente suspensa, sem previsão de retorno, em decorrência das orientações sanitárias para conter a COVID-19. Todavia, o Esquadrão mantém a sua rotina de treinamentos em sua sede, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, e a formação dos seus pilotos ao longo do ano de 2021.

Informações da Esquadrilha da Fumaça

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul