Novos sistemas são implantados nos aeroportos de São José dos Campos-SP e Cianorte-PR, pela Infraero 

Aeroporto de São José dos Campos – Imagem: Google Earth

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa nessa quarta-feira, 1º de fevereiro, que implantou suas soluções digitais e de serviços financeiros em mais dois aeroportos: respectivamente, no Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos, em São Paulo, e no Aeroporto Gastão Mesquita, de Cianorte, no Paraná. 

O objeto do contrato firmado com a concessionária SJK Airport para o equipamento paulista é a implantação do Sistema Integrado de Soluções Aeroportuárias (SISO) e do Sistema de Gestão de Terminais de Carga (TECAplus).

O primeiro sistema é uma importante ferramenta para o Centro de Operações do Aeroporto, ao permitir a padronização dos processos operacionais, registrando as ocorrências em uma única base de dados. Voltado para o controle do fluxo dos aeroportos, o SISO fornece total informações sobre os voos e garante um ágil processo de distribuição e exibição das informações das chegadas e partidas nos monitores para o público.

Por sua vez, o TECAplus oferece ao administrador aeroportuário um sistema de gestão eficaz do Terminal de Carga, para controle, em tempo real, do armazenamento de cargas, da cobrança de tarifas e de serviços, das flexibilizações e dos processos, desde a atracação à entrega da carga, além de integração aos sistemas da Receita Federal.

As duas ferramentas estarão disponíveis pelo prazo de 36 meses, com possibilidade de prorrogação. 

Já o contrato assinado com a Prefeitura de Cianorte prevê a implantação do Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança de Tarifas Aeroportuárias (Sucotap) no Aeroporto Engenheiro Gastão de Mesquita Filho.

O Sucotap será utilizado para faturamento, cobrança, arrecadação e repasse ao contratante do valor arrecadado com as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e conexão das operações realizadas no aeroporto, garantindo mais qualidade na gestão tarifária.

O prazo para prestação do serviço é de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Na última quinta-feira, dia 26 de janeiro, a Infraero também já havia anunciado a implantação do Sucotap em São José dos Campos, além de um contrato firmado com a Prefeitura de Campo Mourão, no Paraná, que contempla o serviço de Avaliação do Índice de Serventia – levantamento e cálculo de PCI (Índice de Condição do Pavimento) da pista de pouso e decolagem, taxiways e pátios de aeronaves.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias