NTSB informa as primeiras descobertas sobre a falha do motor do Boeing 777

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Conselho Nacional de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (NTSB – National Transportation Safety Board) emitiu um comunicado na data de ontem, 21 de fevereiro, apresentando informações preliminares sobre o problema com o motor do Boeing 777 da United Airlines em voo no último sábado, 20.

Além de comentar sobre as ações tomadas pelo órgão logo após a ocorrência, o NTSB também informa que já identificou que palhetas do fan (o grande ventilador frontal do motor) foram encontradas fraturadas. Veja a seguir o comunicado na íntegra.

“O National Transportation Safety Board emitiu uma atualização investigativa no domingo para sua investigação em andamento do evento do motor em um Boeing 777-200 no sábado.

O voo 328 da United sofreu uma falha no motor direito logo após a decolagem do Aeroporto Internacional de Denver. O avião voltou em segurança para Denver; nenhum dos 229 passageiros ou 10 membros da tripulação ficou ferido. O destino do voo era Honolulu, Havaí.

As informações nesta atualização são preliminares e estão sujeitas a alterações conforme o andamento da investigação do NTSB. Como tal, nenhuma conclusão sobre como o incidente aconteceu deve ser tirada das informações contidas na atualização investigativa.

Pouco depois de o NTSB ser notificado do evento, um investigador sênior do NTSB que mora na área de Denver começou a trabalhar com os policiais locais para coordenar a recuperação dos componentes que se separaram do motor, muitos dos quais aterrissaram em áreas residenciais. Três outros investigadores do escritório regional do NTSB em Denver estão ajudando.

O investigador do NTSB responsável por este evento, junto com um especialista em motores, viajou de Washington a Denver na manhã de domingo.

 O exame inicial do avião indicou que a maior parte dos danos estava confinada ao motor número 2; o avião sofreu danos menores. O exame e a documentação do avião estão em andamento.

O exame inicial do motor Pratt & Whitney PW4077 revelou que:

– A entrada e a carenagem separaram-se do motor
– Duas palhetas do fan foram quebradas
– Uma palheta do fan foi fraturada perto da raiz
– Uma palheta adjacente do fan foi fraturada no meio de sua envergadura
– Uma parte de uma palheta ficou embutida no anel de contenção
– O restante das palhetas do fan exibiu danos nas pontas e bordos de ataque

Os investigadores continuam a examinar o motor, o avião e as fotos e vídeos feitos pelos passageiros a bordo do voo 328 da United.

O gravador de voz do cockpit e o gravador de dados de voo foram transportados para o laboratório do NTSB em Washington, onde cada um será baixado e analisado.

Os seguintes grupos investigativos iniciais foram estabelecidos pelo investigador responsável:

– Estruturas
– Motor
– Fatores Operacionais
– Registros de Manutenção
– Gravador de Dados de Voo
– Gravador de Dados de Voz do Cockpit

As partes envolvidas na investigação incluem: Federal Aviation Administration (FAA), United Airlines, Boeing, Pratt & Whitney, Air Line Pilots Association e Independent Brotherhood of Teamsters.

Análise do evento, juntamente com as conclusões e uma determinação da causa provável, virá em uma data posterior, quando o relatório final sobre a investigação for concluído.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias