Número de passageiros pegos com armas em aeroportos bate recorde na Flórida

Área de inspeção de segurança – Imagem: Raimond Spekking / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os oficiais da Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (TSA) em todo o estado da Flórida viram um aumento no número de passageiros levando armas para os pontos de controle dos aeroportos, batendo um recorde em Fort. Lauderdale.

Os profissionais da TSA pararam três armas em um único dia no final da semana passada no Aeroporto Internacional Fort Lauderdale-Hollywood (FLL), todas carregadas, e também interceptaram três armas no Aeroporto Internacional de Miami (MIA), duas delas carregadas.

No dia seguinte, os oficiais pararam mais três armas no Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) mesmo local em que outras três haviam sido barradas uma semana antes. Todos as seis da MCO estavam carregadas.

“Esta é uma tendência preocupante e que ameaça a segurança de outros passageiros e de nossos oficiais”, disse o porta-voz da TSA, Sari Koshetz. “Você vê a maneira como alguns viajantes jogam suas malas na cinta de raio-x para exames, apresentando o risco de um disparo acidental com resultados trágicos”.

Com as três no Aeroporto Internacional Fort Lauderdale-Hollywood, foi registrado um novo recorde para o número de passageiros levando armas para os pontos de controle naquele aeroporto em um único ano. O total agora é de 103 no ano no FLL, à frente do recorde anterior de 100 em 2019. O total no MCO agora é de 80 e no MIA é de 51 no ano.

Os oficiais da TSA no Aeroporto Internacional de Tampa interceptaram quatro armas em um único dia em maio, com o total do ano até agora de 71. Em todo o estado da Flórida, 456 passageiros levaram armas para os postos de controle até agora neste ano, o mesmo que em todo o ano de 2020.

“E com mais de três meses pela frente em 2021, o cenário está montado para um recorde infeliz e perigoso, um recorde que nenhum aeroporto quer estabelecer”, disse Koshetz, “e muitos chegarão ao topo do número de armas de 2019 mesmo enquanto o volume de passageiros ainda permanecerá mais baixo do que naquele ano pré-pandêmico.”

Os passageiros enfrentam uma penalidade civil da TSA que pode chegar a US$ 13.910 (cerca de R$ 75.000 na conversão da data de hoje) e que é imposta independentemente de o indivíduo é ou não preso pelos responsáveis pela aplicação da lei. Se o viajante estiver no programa TSA PreCheck, esses privilégios serão perdidos por um período de tempo. Os reincidentes podem perder seus privilégios permanentemente.

FLL, TPA e MCO estão normalmente entre os 10 ou 11 principais aeroportos do país em número de passageiros que violam a lei federal. Segundo as regras norte-americanas, se o passageiro vai viajar com arma de fogo, ela deve estar na bagagem despachada e cabe ao viajante saber quais são as leis do destino de sua viagem.

Informações da TSA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Viracopos promove evento com foco nas embalagens e suportes...

0
Cerca de 30% das importações aéreas contém embalagens e suportes de madeira e estão sujeitas a fiscalização pelo MAPA nos portos, aeroportos