Início Mercado

Número de voos internacionais de e para a China ainda está bem abaixo dos níveis pré-pandemia

O número de voos internacionais de e para a China ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia, de acordo com a Administração de Aviação Civil da China (CAAC). Embora o número atual de voos internacionais por semana esteja em torno de 4.600, o órgão espera atingir a marca de 6.000 voos por semana até o final deste ano, o que representa cerca de 80% do número pré-Covid.

A CAAC também prevê um aumento significativo nos voos diretos entre a China e os Estados Unidos em 2024. Atualmente, existem apenas 63 voos por semana entre os dois países, em média. No entanto, a autoridade de aviação está otimista de que esse número aumentará à medida que as restrições de viagem forem relaxadas.

A recuperação das viagens aéreas na China está um pouco atrasada, principalmente devido aos preços mais altos das passagens e à maior complexidade na obtenção de vistos. No entanto, a CAAC está projetando um aumento de 11% no número total de passageiros aéreos este ano, atingindo a marca de 690 milhões de passageiros, tanto em voos domésticos quanto internacionais. Isso representa um aumento em relação aos 620 milhões de viagens realizadas em 2023.

Essa recuperação demorada também pode ser observada em aeroportos internacionais como Guarulhos, em São Paulo, que ainda não viu a retomada da ligação com Pequim, operada anteriormente pela Air China com escala em Madri.

À medida que a situação continua a evoluir e as restrições são gradualmente levantadas, espera-se que o número de voos internacionais entre a China e outros países continue a aumentar, impulsionando a recuperação do setor de aviação.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile