Início Aviação Militar

Número recorde de aviões de reconhecimento da OTAN é visto perto das fronteiras da Rússia

Um número recorde de aeronaves de reconhecimento de países da OTAN foi visto no domingo passado perto das fronteiras russas no espaço aéreo romeno e sobre o Mar Negro, conforme relatado pela publicação Adevarul.

Segundo a matéria, as aeronaves da Aliança do Atlântico Norte “seguiram de perto os movimentos dos russos na Crimeia” em 21 de agosto. Essa atividade já acontece há algum tempo, mas de acordo com Adevarul, em 20 de agosto, foi registrado “um número recorde desses voos”.

Fala-se, em particular, das operações das aeronaves de alerta antecipado Boeing E-3 Sentry, Lockheed EP-3E Aries II e Bombardier Challenger 650 ARTEMIS. Segundo a publicação, as atividades de inteligência também foram realizadas pelo drone RQ-4B Global Hawk, capaz de monitorar um território com área de até 100 mil quilômetros quadrados.

Em 22 de agosto, as Forças Aeroespaciais Russas registraram o voo de drones MQ-9 Reaper e TB2 Bayraktar, que realizavam reconhecimento perto da Crimeia. 

O Ministério da Defesa da Federação Russa esclareceu que, para evitar uma possível violação da fronteira estadual da Federação Russa e neutralizar a inteligência eletrônica, dois caças das forças de defesa aérea de plantão foram levantados no ar. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile