Nuvens baixas em Campinas resultam em incrível cena na arremetida do grande avião A330 da Azul

Uma noite de meteorologia adversa nessa sexta-feira, 30 de dezembro, levou a arremetidas de aviões que se aproximavam para pouso pela cabeceira 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e o resultado foi uma gravação de uma incrível cena com um grande avião Airbus A330-200 da Azul Linhas Aéreas:

No vídeo visto acima, captado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, inicialmente é possível ouvir a piloto de um Boeing 767-300F informando que a aeronave recebeu vento de cauda de 10 nós (18,5 km/h) durante a aproximação final para o pouso, e que, devido às nuvens baixas, o aeroporto foi avistado quando a 700 pés de altura (213 metros).

Na sequência, o piloto do A330 da Azul, que vinha logo atrás para pouso, informa estar ciente da condição e reporta vento de cauda de 6 nós (11,1 km/h) na posição em que estava em sua aproximação.

Mais alguns segundos à frente, e as luzes do grande avião, que chegava de Orlando no voo AD9309, aparecem em meio às baixas nuvens por volta das 7h da noite da sexta-feira, e logo depois as luzes de navegação das pontas das asas também se fazem notar, mas, apenas por alguns instantes.

Logo os pilotos optam por iniciar a arremetida e o procedimento de aproximação perdida, desaparecendo na nuvem enquanto um deles reporta que a decisão foi motivada por vento de cauda de 17 nós (31,5 km/h).

Não muito depois do A330, e de uma decolagem de um Embraer 195-E2 em que o piloto reportou o mesmo vento de 17 nós, os pilotos de um ATR 72-600 da Azul, que também se aproximava para o pouso pela pista 15, tomam a mesma decisão de arremeter. Nesse caso, porém, a aeronave nem chegou a ser vista na gravação.

Após essa sequência vista no vídeo, diante da condição de vento, as operações foram alteradas e os pousos e decolagens passaram a ser efetuados pela cabeceira 33.

As imagens ao vivo da câmera do canal Golf Oscar Romeo no Aeroporto de Viracopos podem ser assistidas no player a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Embraer apresenta capacidades do C-390 Millenium à Força Aérea da Grécia

0
Na última quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2023, o Ministério da Defesa da Grécia esteve reunido com a representante da Embraer, Carla Salleron