Início Indústria Aeronáutica

O 1º voo de um avião A320neo apenas com SAF acontecerá ainda em 2021

Airbus A320neo

Airbus, Safran, Dassault Aviation, ONERA e o Ministério dos Transportes da França anunciam que estão lançando em conjunto um estudo em voo, no final de 2021, para analisar a compatibilidade do combustível de aviação sustentável (SAF) não misturado, ou seja, com os tanques preenchidos 100% com SAF, sem mistura de combustível padrão.

O teste será com uma com aeronave de corredor único (“narrowbody”, ou corpo estreito) com os mesmos motores e sistemas de combustível usados nos voos comerciais, bem como também com motores de helicópteros. Este voo será realizado com o apoio do “Plan de relance aéronautique” (plano de recuperação da aviação do governo francês) gerido por Jean Baptiste Djebbari, Ministro dos Transportes da França.

Conhecido como VOLCAN (VOL avec Carburants Alternatifs Nouveaux, ou Voo com Novos Combustíveis Alternativos), este projeto é a primeira vez em que as emissões em voo serão medidas usando 100% de SAF em uma aeronave de corredor único. 

A Airbus é responsável por caracterizar e analisar o impacto das emissões 100% SAF em solo e em voo usando uma aeronave de teste A320neo movida por um motor CFM LEAP-1A. A Safran se concentrará em estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação de motor para aeronaves comerciais e de helicóptero e sua otimização para vários tipos de combustíveis 100% SAF.

A ONERA apoiará a Airbus e a Safran na análise da compatibilidade do combustível com os sistemas da aeronave e será responsável por preparar, analisar e interpretar os resultados dos testes para o impacto do SAF 100% nas emissões e formação de rastros.

Além disso, a Dassault Aviation contribuirá com os estudos de compatibilidade de materiais e equipamentos e verificará 100% de suscetibilidade à biocontaminação SAF. 

Os vários SAFs usados ​​para o projeto VOLCAN serão fornecidos pela TotalEnergies.

Este estudo apoiará os esforços atualmente em andamento na Airbus e na Safran para garantir que o setor de aviação esteja pronto para a implantação e o uso em larga escala de SAF como parte de uma iniciativa mais ampla para descarbonizar a indústria. Também contribuirá para o objetivo final de atingir a certificação 100% SAF em aeronaves comerciais de corredor único e na nova geração de jatos executivos.

Informações da Airbus

Sair da versão mobile