Início Variedades

O A320 do Milagre no Hudson já está em sua nova casa no Museu que leva o nome do heroico piloto Sully

O Museu de Aviação Sullenberger, anteriormente conhecido como Museu de Aviação Carolinas, está agora acomodando o Airbus A320 envolvido no famoso Milagre do Hudson“. O avião, de matrícula N106US, ficou famoso em 2009 quando seu comandante, Chesley B. Sullenberger, conhecido como “Sully”, realizou um pouso de emergência no Rio Hudson, em Nova York.

Após o fechamento temporário do Museu de Aviação das Carolinas em 2019 para obras de reforma e construção de um novo hangar, o A320 foi transferido para um local temporário. Agora, o avião está de volta ao museu em sua nova casa. Atualmente, o avião está sem as asas e o estabilizador vertical para facilitar as transferências e evitar danos, mas eles serão reinstalados quando o avião estiver em sua posição final.

Além do A320, todas as outras aeronaves também serão reinstaladas no novo hangar, que será mais espaçoso e terá melhor iluminação. O museu também apresentará conteúdo digital e interativo para explicar a história dessas aeronaves. A previsão é que o museu reabra ao público no verão do próximo ano, em suas novas instalações no Aeroporto de Charlotte, na Carolina do Norte.

A história do A320 do “Milagre do Hudson” é amplamente conhecida. Em janeiro de 2009, o avião colidiu com um bando de gansos logo após a decolagem, perdendo ambos os motores. O piloto Sullenberger tomou a decisão de realizar um pouso de emergência no rio Hudson, evitando uma catástrofe em áreas densamente povoadas de Nova York. Todos os passageiros foram rapidamente evacuados por barcos que passavam pela região.

Dois anos após o acidente, o Museu de Aviação das Carolinas adquiriu a fuselagem do avião e iniciou o trabalho de exibi-lo como uma peça importante em sua coleção. O avião agora está em exibição no local, rebatizado de Museu de Aviação Sullenberger.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile