O avião de duas fuselagens e de maior asa do mundo voa pela primeira vez sobre o mar

A Stratolaunch, empresa aeroespacial que criou, construiu e está testando a diferente aeronave Roc, concluiu com sucesso, neste sábado, 1º de abril, o terceiro voo com o transporte cativo do veículo de teste de separação Talon-A, identificado como TA-0.

O voo, decolando do espaçoporto de Mojave, onde fica baseado o avião, foi o décimo para a plataforma de lançamento aéreo Roc e marca o início das operações de voo de rotina na Faixa Ocidental (Western Range) da Base da Força Espacial de Vandenberg, na costa central da Califórnia, portanto, também a primeira vez que esta aeronave voou sobre o mar.

Trajetória e dados do voo deste sábado – Imagem: RadarBox
O Talon-A preso sob a asa do Roc durante o voo deste sábado – Imagem: Stratolaunch

De acordo com a empresa, neste voo, que durou um total de cinco horas, foi praticada uma variedade de perfis de separação do TA-0 (sem efetivamente chegar à separação), confirmando a telemetria entre os veículos Roc e Talon-A e os recursos de comunicação da Vandenberg Space Force Base, garantindo que a coleta de dados de telemetria de backup ocorrerá durante futuros testes de voo.

Após os resultados da análise de dados pós-voo, a equipe da Stratolaunch avançará para o primeiro teste de separação do TA-0 em voo nas próximas semanas, permitindo que a empresa realize seu primeiro voo hipersônico em 2023.

Talon-A – Imagem: Stratolaunch

Com suas duas fuselagens e seis motores, o Roc tem a maior envergadura de asa do mundo, com pouco mais de 117 metros. A título de comparação, o Antonov AN-225 Mriya tinha pouco mais de 88 metros.

Apesar de ter fuselagem dupla, os pilotos o comandam no cockpit de apenas uma delas. Esta forma de duas fuselagens serve para que ele tenha uma plataforma de fixação de veículos hipersônicos na seção central da asa, para que sejam lançados em altitude.

O Talon-A fixado sob a asa do Roc – Imagem: Stratolaunch

“Este terceiro transporte cativo realizou coleta de dados e verificação de hardware que aumenta ainda mais a confiança e reduz os riscos para nosso próximo teste de lançamento de nosso veículo de separação, conhecido como TA-0. A equipe também praticou a sequência de lançamento, permitindo-nos coletar dados importantes sobre como o Stratolaunch Talon Launch System funciona durante esta fase dinâmica do voo”, disse Zachary Krevor, CEO da Stratolaunch.

“Agradecemos a Western Range, Vandenberg Space Force Base por seu excelente apoio à nossa missão. Sua parceria é um exemplo maravilhoso do que pode ser alcançado quando organizações privadas e governamentais se unem para atingir um objetivo mutuamente benéfico. Estamos ansiosos para trabalhar juntos durante nossas futuras operações em busca de voo hipersônico”, disse ele.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias