O Boeing 737-800SF continua a ganhar certificações ao redor do mundo

Imagem: AEI

A Aeronautical Engineers (AEI) obteve um Certificado de Tipo Suplementar (STC) para seu 737-800SF das autoridades do Reino Unido e do Canadá. O modelo já está aprovado pela FAA, CAAC, EASA, TCCA, Cayman, Guernsey e CAA, relata a matéria do site parceiro Aviacionline.

Reino Unido – Esta é a primeira aprovação concedida pelo Reino Unido à AEI. No passado, quando fazia parte da União Europeia, os certificados de tipo eram concedidos pela EASA. Desde o Brexit, as aprovações no Reino Unido são gerenciadas pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido ou CAA. A AEI anunciou que a primeira aeronave do tipo acaba de chegar ao Reino Unido e começará a operar em breve com um cliente não revelado.

Canadá – A AEI obteve em janeiro a aprovação da Transport Canada, o regulador canadense da aviação comercial, para a conversão do modelo. A primeira operadora do tipo no norte do país será a Chrono Aviation, que no mês passado assinou contrato com a AEI para adquirir uma unidade do B737-800SF.

O 737-800SF é a única conversão de cargueiro da família 737 com aprovação ETOPS 180, permitindo maior flexibilidade operacional. A conversão pode ser realizada em qualquer modelo de aeronave Boeing, incluindo aqueles com asas split scimitar.

O B737-800SF oferece uma carga útil no deck principal de até 23.900 kg e possui onze posições de contêiner de 88″x125″. A conversão também incorpora novas vigas de piso na parte traseira da caixa da asa e uma porta de carga de 86″x137″. Além disso, o Boeing 737-800SF da AEI inclui um sistema de carga Ancra, uma barreira rígida 9G, cinco lugares, uma cozinha e um banheiro completo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias