O Boeing 747-8 menos voado do mundo foi aposentado com só 42 horas de voo

Imagem: BSL Planespotter 4K no Youtube (vídeo abaixo)

Um icônico Boeing 747-8I, a versão mais atual do jumbo, com apenas 42 horas de voo, foi enviado para o deserto, onde poderá ser desmontado. A aeronave, que tem apenas dez anos de idade e passou a maior parte de sua vida no chão, foi vista voando da Suíça para Marana, no Arizona (EUA). Seu local de destino é um famoso “cemitério de aviões”.

Originalmente, essa aeronave, que tem matrícula N458BJ, deveria ser destinada à Saudia Arabian Royal Flight, uma entidade governamental saudita, especializada em voos VIP para os monarcas do Reino Saudita, mas que nunca foi absorvido, de fato, pelo país árabe. Após a rejeição, não restou outro destino ao jato, que ficou estacionado por anos no aeroporto de Basel, na Suíça.

Por um tempo, diversos agentes tentaram encontrar um novo dono para o jumbo, mas, com as empresas aéreas “torcendo o nariz” para os aviões quadrimotores, por seu alto consumo, e com pouco potencial para novos clientes VIP, as tentativas foram infrutíferas.

Imagem: Radarbox

Seu futuro, então, não deve reservar novos voos, já que a aeronave está programada para ser desmantelada, exceto se alguém ainda resolver salvá-la a tempo. Segundo fontes, o plano é que suas peças sirvam como reposição para outras aeronaves do mesmo modelo. É certo dizer que ainda há bastante valor nos componentes, incluindo aviônicos e, principalmente, os motores.

Ao longo de sua vida, esse Boeing 747-8 passou apenas 42 horas no céu, contando os voos de teste e os traslados que fez. Não consta que tenha feito algum voo fretado ou com passageiros a bordo.

O canal BSL Planespotter 4K no Youtube capturou em vídeo a última decolagem do jumbo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias