O dia em que quatro Concordes voaram juntos pela primeira vez e para fazer história

No dia 24 de dezembro de 1985, a British Airways celebrava o décimo aniversário de seu avião supersônico Concorde de uma maneira muito especial: colocando quatro deles para voar formação. Pela primeira vez, os pilotos voaram estes aviões juntos, criando a oportunidade perfeita para a fotografia de aniversário.

Durante os primeiros dez anos, a frota de Concordes da aérea britânica havia acumulado 71.000 horas de voo, tornando esta celebração ainda mais significativa. Os planos de voo, a escolha da tripulação e o número de passageiros foram meticulosamente planejados para que o evento fosse um sucesso.

O evento foi muito planejado para que os Concordes pudessem voar juntos ao longo da costa sul do Reino Unido. Para alcançar este objetivo, dias de trabalho foram dedicados, sobretudo pelos coordeadores do evento, os experientes comandantes Brian Walpole, que era o gerente geral da Divisão Concorde, e David Leaney.

Além dos oito pilotos escolhidos para a manobra, a British Airways também deu a 65 de seus funcionários a oportunidade de voar como passageiros durante a formação. Assim, eles puderam assistir a tudo de um ângulo que poucos puderam. Esta celebração resultou nas famosas fotos que podemos ver hoje, e que ainda são lembradas como um marco da história da aviação.

O comandante John Hutchinson era um dos aviadores dentro de um dos aviões no voo de formação e explicou um pouco do que aconteceu naquele dia num vídeo que está disponível no Youtube (abaixo).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.