O exótico avião russo Ilyushin IL-76 está de volta a Recife

Com um voo fretado agendado para essa semana, o clássico avião do modelo Ilyushin IL-76 retorna ao Brasil. A operação, que passou a constar do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), será realizada pela empresa russa Volga-Dnepr, especializada em cargas de grande volume e peso.

Não há informações publicamente disponíveis que levem a concluir qual a carga a bordo ou contratante do voo, e nem se haverá embarque e desembarque no Brasil, uma vez que o avião prosseguirá para Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Em ocasiões anteriores, voos com IL-76 pararam nessa localidade antes de prosseguirem para bases na Antártida.

A programação atualmente aprovada é a seguinte (pode sofrer alterações, como em qualquer voo cargueiro).

DIA 14 DE JANEIRO – proveniente da Cidade do Cabo, na África do Sul, o jato tem pouso previsto em Recife às 15h00 com número de voo VDA-9019.

DIA 15 DE JANEIRO – com decolagem programada para 5h da madrugada, a aeronave partirá rumo a Punta Arenas, no extremo sul chileno

Russa

Apesar do modelo IL-76 ter sido desenvolvido ainda na época da URSS, a fabricante Ilyushin continuou produzindo as aeronaves mesmo depois de ter se tornado uma empresa russa.

Com comprimento de 46,59 metros, envergadura de 50,50 metros e altura de 14,76 metros, embora não tenha dimensões tão expressivas quanto seus “parceiros” de projetos soviéticos Antonov, o Ilyushin IL-76 também se destaca por ter uma grande porta traseira que lhe permite transportar cargas de grandes dimensões, bem como estrutura de fuselagem preparada para suportar itens de alto peso concentrado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias