O grande avião A330 rosa da Azul Linhas Aéreas decolou hoje na França

Imagem: Eurofilms, via YouTube

Enquanto a Azul Linhas Aéreas aguarda melhores condições do mercado de viagens internacionais de passageiros para receber o último Airbus A330neo de sua encomenda do modelo, o jato segue fazendo voos esporádicos sob os cuidados da fabricante na Europa.

O quinto exemplar da versão A330-900, batizado de “La Belle Azul”, virá, como já vimos antes, com a famosa pintura rosa alusiva à campanha Outubro Rosa que a Azul promove em prol da prevenção e combate ao câncer de mama.

Provisoriamente registrado sob a matrícula francesa F-WWYO, o avião de número de série 1952 havia voado pela última vez em 21 de outubro, quando foi enviado da base da Airbus em Toulouse, na França, para estocagem no aeroporto de Chateauroux, no mesmo país.

Agora, depois de quase 2 meses parado, o jato voltou a decolar nesta quarta-feira, 15 de dezembro, em um deslocamento de cerca de 1 hora de voo de volta para Toulouse. Dados da plataforma RadarBox de rastreamento online mostram o trajeto:

O A330 rosa em voo nesta quarta-feira – Imagem: RadarBox

A Azul já informou previamente que tem planos de receber o A330neo rosa apenas em 2022, porém, sem uma data exata definida, portanto, não é possível afirmar se a ida de hoje a Toulouse se deve a preparativos para o envio ao Brasil ou apenas mais uma rotina de ativação do avião para fins de procedimentos de preservação das condições de voo diante do longo tempo parado.

Tendo sido fabricado em outubro de 2019, portanto, com 2 anos e 2 meses de operação, com esta movimentação de hoje o jato totaliza 10 voos e cerca de 14 horas e 20 minutos no ar.

Quando vier ao Brasil, ele receberá a matrícula PR-ANV e se juntará aos demais doze Airbus A330 da companhia, sendo quatro A330-900 e oito A330-200. Ele será o maior avião rosa da frota, já que atualmente a companhia tem exemplares nessa cor dos modelos Cessna Grand Caravan, ATR 72-600, Embraer 195 e Airbus A320neo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Obras de ampliação da faixa de pista do Aeroporto de Pato...

0
No início de maio serão iniciadas as obras para adequações na infraestrutura da pista cuja anuência da ANAC foi concedida no dia 19.04.